![]() |
| Joaquim Dantas e Chico do Gama |
Manobra de última hora altera o resultado da eleição do Conselho de Cultura do Gama, servidores da Administração do Gama são "orientados" pelo Administrador da cidade a não votar.
Do Gama
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho
Aconteceu na tarde deste sábado (14) o Seminário de Cultura do Gama que, além de discutir os problemas que afligem a Cultura local, elegeu os novos membros membros do Conselho de Cultura.
Duas chapas concorreram a disputa, a chapa 1, encabeçada pela Sra Leda, ligada a grupos que promovem Teatro de Bonecos e a Chapa 2, encabeçada por Flávio Pinheiro e dois comunistas, Joaquim Dantas e Chico do Gama.
A Chapa 1 teve o apoio velado de um dos membros da Secretaria de Cultura do DF que, inexplicavelmente, na última hora, comunicou que a "orientação" do Governo do Distrito Federal era a de que os servidores com cargo de confiança não deveriam votar.
Só para esclarecimento, 100% dos servidores da Administração do Gama e de Santa Maria, que estavam presentes, declararam apoio a nossa chapa, ou seja, a chapa 2. Considerando a quantidade de servidores mais as 60 pessoas que mobilizamos para essa eleição, ganharíamos a eleição com uma certa folga.
Logo após o comunicado da Secretaria de Cultura de que os servidores não deveriam exercer o direito do voto, várias pessoas se manifestaram contra essa "orientação" e exigiram que o Plenário decidisse a questão.
Nesse momento, percebendo que a orientação não seria seguida, por força da decisão do Plenário, o Administrador do Gama, Sr. Adauto Rodrigues, pediu a palavra e fez a seguinte declaração: "não existe nenhuma regra ou nenhuma lei que proíba o servidor de votar neste pleito mas, eu na condição de gestor, de Administrador da Cidade do Gama, peço que os servidores com Cargo Comissionado não votem"
Ora, se nada impede que os servidores exerçam o direito de voto, por que o "Chefe" pediu para que os mesmos não votassem?
Essa foi uma demonstração clara de autoritarismo e arbitrariedade praticada por quem não consegue participar de uma disputa limpa, infelizmente, uma prática que se se torna, a cada dia, mais comum.
Outra pessoa que declarou apoio a nossa chapa e, na última hora, mudou de lado foi José Garcia Caiano, idealizador da Banca de Poetas. Mais um que se junta aos oportunistas de plantão.
Nossa luta por um Conselho de Cultura forte, independente e democrático não termina aqui, muito pelo contrário, ela está só começando.
O resultado final foi: 61 votos para a Chapa 1 e 56 votos para a Chapa 2.


Um comentário:
Golpe. Mudaram as regras com o jogo em andamento.
Em um contexto como esse, os ratos costumam a abandonar o navio da democracia e embarcar no da hipocrisia e trairagem.
Força Arretadinho, eles não passarão!
Postar um comentário