19 de jul. de 2014

Audiência Pública esclarece população sobre o BRT

Adauto de Almeida Rodrigues, Administrador do Gama
Grupo de jovens participa de audiência pública para tratar da implantação do BRT. Diretor do DFTrans e Administrador do Gama comparecem.

Do Gama
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

Jovens que fazem parte de um grupo denominado Gama em movimento, que recentemente estiveram em um protesto que interditou a BR 040 por mais de quatro horas, participaram na manhã desse sábado (19) de uma Audiência Pública para debater a implantação do BRT no Gama.

A audiência foi realizada no auditório do Centro de Línguas do Gama e recebeu a adesão de muitas pessoas da cidade. Participaram também da audiência o coronel Jair Tedeschi, diretor do DFTrans e Adauto de Almeida Rodrigues, Administrador Regional do Gama.

No início os jovens tentaram reivindicar, como sendo deles, a iniciativa pela convocação da reunião, o que foi devidamente retificado por Adauto Rodrigues, que relembrou a todos que a iniciativa de convocar a reunião, surgiu na inauguração do BRT no dia 13 de junho deste ano, onde um grupo de jovens, ligados ao Gama em Movimento,  protestaram e debateram  por várias horas com o Administrador do Gama as vantagens e desvantagens da implantação do sistema.
,
Coronel Jair Tedeschi, diretor do DFTrans
Nesse dia foi proposto por Adauto que fosse feita uma Audiência Pública com a presença de representantes do governo e que o grupo participasse levando suas dúvidas e reivindicações.
É importante salientar que, dos jovens que estavam no dia da inauguração protestando, apenas três compareceram a audiência.

Foi aberta uma lista de inscrição para quem quisesse fazer questionamentos ao diretor do DFTrans, que anotaria e responderia posteriormente. A lista recebeu 50 nomes.

As reclamações expostas originaram-se das consequências naturais da implantação de um sistema novo e revolucionário, totalmente desconhecido por todos. Falta de divulgação das rotas para a população, eliminação de linhas antigas, número de pessoas muito grande no VLP, entre outras, foram as reclamações feitas pela maioria dos inscritos.

A falta de educação da população, para o embarque e desembarque nos ônibus, foi muito comentada pelas pessoas inscritas. A alegação de que estava havendo empurrões entre pessoas era devido ao fato de que, para embarcar no VLP, não é necessário fazer fila e as pessoas reivindicaram a fila. Fica a pergunta: As pessoas só conseguem ser educadas quando estão na fila?

A Participação da comunidade
foi grande / Clique e amplie
Outras reclamações não fizeram sentido algum, como a do jovem Filipe, que disse que sistemas de transporte como o BRT, não deveriam ser feitos por técnicos e sim pela população, que usa o sistema. O jovem esquece, ou não participou da Audiência Pública, que aconteceu no Gama. exatamente para discutir a construção e implantação do BRT.
Ora veja só, imagine o governo realizando o desejo de 150.000 moradores do Gama, no que diz respeito a rota de ônibus, quantidade e tipo de transporte...

Já a Ana Paula, reivindicou que quer ter acesso aos contratos de licitação, pagamentos, etc, do BRT. Acho que "alguém esqueceu de avisá-la" da existência do Portal da Transparência e da Lei que garante o acesso à informação. Outra bizarrice foi dita pelo José Viana, que declarou: "No tempo da Viplan era muito melhor, com esse governo voltamos ao regime militar", referindo-se ao governo Agnelo. Sem comentários.

Odete, que trabalha no HFA há 20 anos e é professora do EJA da FEDF no Engenho das Lajes, reivindicou ao diretor do DFTrans uma linha de ônibus que pare mais próximo do hospital.
Só para lembrar, a implantação do Ensino para Jovens e Adultos no Engenho das Lajes, foi uma realização do Professor Zé Antônio, durante a sua gestão à frente da Coordenação Regional de Ensino do Gama.
A deputada Celina Leão não
contribuiu com o debate e fez
afirmações levianas

Não faltou também o famoso oportunista de plantão, como foi o caso da Deputada Distrital Celina Leão, candidata à reeleição pelo PDT/DF. Ela foi uma das inscritas e a sua fala não colaborou em nada para o debate, muito pelo contrário, fez afirmações levianas.
Como é incontestável que o BRT faz o percurso em 40 minutos, ela questionou que "não adianta fazer o percurso em 40 minutos se o usuário fica mais de uma hora esperando o ônibus no terminal".

A excelentíssima deputada deveria checar melhor a credibilidade de suas fontes e mesmo que ela andasse de ônibus no Gama - nem na cidade mora - sua afirmação é uma inverdade. Desde o dia 30 de Junho, quando o sistema começou a operar das 05h às 00hs, nós que fazemos o Blog do Arretadinho, temos utilizado o BRT nos horários de pico e nos fins de semana. Em todos os embarques e desembarques nós cronometramos o tempo de espera, tanto do VLP quanto das linhas alimentadoras. O maior tempo de espera que registramos foi de 12 minutos. Ou nós somos as pessoas mais sortudas do mundo, a fonte da deputada não tem credibilidade alguma ou existe má fé na afirmação dela.

Outro fato muito interessante foi que um grupo de, aproximadamente 15 pessoas, que estavam ao fundo do auditório e que aplaudiu efusivamente a deputada, foi o mesmo grupo que interrompia as pessoas que expressavam as vantagens do sistema, com vaiais inclusive e com abordagens hostis, como foi o caso do Engenheiro Íkaro Chaves, que foi hostilizado pelo grupo e pelo mesmo cidadão que afirmou que estamos no regime militar e que a Viplan era bem melhor, como pode ser verificado no vídeo abaixo.
Ao final da reunião o Diretor do DFTrans, devidamente acordado com os presentes, prometeu voltar ao Gama para uma nova reunião com a comunidade, onde apresentaria as respostas para os questionamentos da comunidade e que foram anotados por ele.

Entre os esclarecimentos feitos pelo coronel, está o de que só será possível utilizar a integração, com o cartão magnético da Fácil.

Confira todas as fotos aqui

22 comentários:

Anônimo disse...

Na moral colega, quem é você para usar tantas mentiras nesse blog? Só para começar, nem foi uma audiência o sua ANTA, foi uma reunião aberta, se você conhece de lei, então pesquisa ela antes para não escrever opiniões politicas. Não sei qual a qual a sua intensão com essas calunias, só te digo uma coisa, nosso próximo passo é exigir uma AUDIÊNCIA PUBLICA legal, aquela que é publicada no diário oficial seu analfabeto, e se quiser pode apagar esse comentário, porque sei que você não terá peito para postar ele online.
Tenho o vídeo de toda a Reunião gravada e não será sua opinião politica que mudara os objetivos do nosso grupo. E faz um favor, deleta seu blog da rede, estará fazendo um bem a sociedade que tem ensino, porque você tem muita ignorância, seu idiota...

Anônimo disse...

Inacreditável o que li nesse blog. Me arrependo profundamente de ter lido esse post. Primeiro porque só diz inverdades e já vi que é um blog altamente político, onde na reunião aberta nenhum morador foi por questões políticas e sim em buscar de melhorias no transporte que NÃO está ocorrendo. E por favor diga-me qual foi o dia e a hora que esperou apenas 12 minutos pelo expresso. Pois isso sim é uma inverdade. E mal educado e leviano é o senhor que postou uma mentira sobre o ocorrido hoje e nos outros dias. Espero que na próxima reunião o senhor faça o favor de não comparecer. Uma vez que de pessoas da sua índole a política do nosso país já está saturada. Infelizmente o seu blog não tem nenhuma credibilidade.

Unknown disse...

Parabéns pelo blog arreatadinho! Não se importe com comentários negativos, vá em frente!

Anônimo disse...

Esse cara deveria ter vergonha na cara. Tem certeza que vc assistiu a reunião?

Blog do Arretadinho disse...

Respondendo aos anônimos:
Em primeiro lugar, o anonimato é a morada dos covardes. Eu não escrevi mentiras, apenas relatei o que presenciei. Segundo: Uma audiência Pública é o mesmo que uma reunião, seja ela publicada no Diário Oficial ou não. Quanto a me chamar de analfabeto, sugiro refletir ou estudar sobre o assunto; A Anta é um dos animais mais inteligentes que existe...E não vou apagar esses comentários, porque o Blog é democrático.
Também não vou deletar o Blog da rede porque prestamos um serviço maior à sociedade do à coxinhas reaças e à rebeldes sem causas.
Também sugiro consultar o dicionário para saber o significado da palavra idiota. Você poderá constatar que um idiota não poderia escrever o que escrevi, tendo razão ou não.
Também não tenho a pretensão de mudar a opinião do seu grupo mas tenho o direito de contesta-la.

Quanto ao tempo do intervalo que cronometramos de, no máximo, 12 minutos, não se refere à verdade absoluta, visto que não somos fiscais do sistema mas, apenas observadores.
Vocês também não me intimidam porque, quem lutou contra a ditadura, não se envergará diante de uns bebês chorões como vocês.
Irei sim, à tantas audiências quantas forem necessárias e defenderei a verdade à qualquer preço. Vocês não passarão!!!!

robsoncamara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Neurileni Carvalho disse...

Joaquim Dantas não se abale por comentários anômimos de pessoas covardes que não tem a coragem de fazer suas criticas cara a cara e responder por elas como vc faz!
Seu Blog é maravilhoso, informativo e instrutivo! Nota 1000 para vc e para o seu Blog que é totalmente democrático! Parabéns !

robsoncamara disse...

Aos anônimos. os comentário de vocês faz lembrar @s órfãos da Viplan, do Arruda, do Roriz et caterva.
O BRT é a maiores obras de intervenção governamental dos últimos tempos no Gama. É evidente que a implantação de algo dessa magnitude tem problemas no funcionamento inicial, mas será ajustado a medida que forem detectados e apontados pela comunidade.
O blog do Arretadinho é um dos maiores meio alternativo de informação do DF.
Respeitem a verdade e a comunidade, seu anônimos.

Ikaro Chaves disse...

Nossa carta magna diz no seu artigo quinto inciso IV: é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.
Portanto o tal anônimo além de um covarde comete um crime.

Unknown disse...

Primeiro quero agradecer ao nosso camarada do Blog do Arretadinho pelas belíssimas matérias. Quanto ao comentário do nosso amigo Anônimo, vamos debater cara a cara. Quero lembrar, já que é uma "Expert" das leis, que no art.5,V, diz "é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato ". A "reunião" foi nada mais que um palaque para pessoas que nunca acompanharam o Gama, não representam o Gama. Quanto ao projeto do VLP, o tema debatido, não vi em nenhuma fala, um projeto alternativo, uma solução, uma coisa que aprendi quando estava no ensino médio, todas as criticas são construtivas, desde que sejam apresentas alternativas e propostas. " Seu grupo" não representa a maioria dos moradores conscientes do Gama, o Gama passou muito tempo na mão dos barões do transporte público, hoje podemos sentir como mudou, e como pode mudar, nunca vi um projeto tão completo como o VLP.

Anônimo disse...

Acho que nunca li tanta bobagem. Quem criou esse texto tem o salário bancado pelo Agmula ou não esteve na reunião.

Anônimo disse...

Ridiculo o texto.
Agora apague o comentario é uma ordem.

Blog do Arretadinho disse...

hahahahahahahahahahahahahahahahahah
vocês são uns comédias, seus anônimos. Covardes e crimiminosos

Josie Alves disse...


Parabéns pelo trabalho social que você desempenha no blog. Não há razões para se abalar principalmente quando se trata de opiniões imaturas e infundadas de rebeldes sem causa a inda anônimo.
Anônimo não tem nome. Se não tem nome não existe e se não existe é insignificante.

Chico do Gama disse...

Parabéns ao blog do arretadinho pela autenticidade e compromisso com a cidade do Gama.
Quem não lembra do pedaço do viaduto que era o periquito. Que só não engarrafava quando nos descolamentos para o trabalho. De volta, à tarde, cansados, o engarrafamento ia até á BR-040 retardando o retorno para casa.
Só por isso já valeria a pena a construção do BRT para os Gamenses. Porém não devemos pensar de forma egoísta, olhar só para o umbigo. O que estava em voga era o colapso do transito do Distrito Federal. Daí um projeto de mobilidade urbana iniciada pela nossa cidade e sendo estendidas às outras. Não enxergar isso, beira a miopia esclerosa dos patifes. Ah! por falar nisso, lembrei-me de algo que vi em um cérebro.
Os Ratos trilham pelos esgotos.
Os pérfidos tramam nas alcovas e os anônimos se escondem no anonimato para ludibriar a humanidade.
o que tem em comum?
São Abomináveis!!
Marcharei como todos aqueles que, de verdade, queiram resolver os incômodos. Reconhecendo que toda mudança causa desconforto e precisa de ajustes.

Hélio Bruno disse...

Muito boa e verídica a matéria.

Realmente foi ridículo a falta de educação por parte desses 15 jovens, e tudo que era contrário a opinião deles, era vaiado.

No final 3 mulheres levantaram e foram embora quando o Diretor com muita educação falou sobre a falta de educação desse grupo.

Sobre o sistema BRT? É um sistema eficaz e que funciona em todo mundo. Porque não irá funcionar no Gama? Moro em Santa Maria e não vejo a reclamação tão grande igual a da população do Gama. Os 'gamenses' deveriam parar de reclamar e se adaptar a este sistema.

Dom Juan Ricthelly disse...

Caro Hélio Bruno, com todo o respeito ás opiniões divergentes, eu o desafio a comprovar a falta de educação dos 15 jovens que você mencionou. Infelizmente acredito que você não tenha a mínima noção do trabalho que tivemos para que aquela Reunião Ampliada (não Audiência Pública)acontecesse, quanto ás vaias que você mencionou partiram da população e não de nós, inclusive eu fui ao microfone pedir que as pessoas respeitassem o colega que estava falando mesmo que não concordassem com ele, se você estava lá deve ter me visto fazer isso. Não temos controle sobre a população. E quanto aos gamenses que só sabem reclamar, se você não sabe, o Gama é a última cidade satélite que ainda possui ônibus velhos, enquanto a Santa Maria está com a frota 100% renovada desde de Outubro do ano passado, sem mencionar que o projeto urbanístico da Santa Maria é totalmente favorável ao transporte público, me desculpe mas você não possui autoridade para falar de problemas que não te afetam. E caro Arretadinho, concordo que você tem todo o direito de postar o que quiser, como você lutou contra a ditadura, acredito que saiba como ninguém o valor da liberdade de expressão, opinião e pensamento, realmente o seu blog é muito bom e rico em informações que são úteis á população em geral, como o senhor bem disse relatou o que presenciou, e como bem sabemos cada um percebe a realidade de forma bem peculiar, apesar de não concordar com algumas coisas que o senhor escreveu, não o considero idiota ou qualquer coisa do gênero, mas digo que o senhor cometeu alguns erros em seus relatos, e caso seja do seu interesse eu educadamente os apontarei. "Posso não concordar com nada do que dizes, mas defenderei até o último segundo o seu direito de dizê-lo" Voltaire. Tenha uma ótima semana e tudo de bom ao senhor.

Blog do Arretadinho disse...

Prezado Dom Juan Ricthelly, agradeço pelo seu comentário e considerações. Sinta-se à vontade para apontar o que você considera como erros, caso eu fique convencido, me retratarei com a maior satisfação, já fiz isso em outras situações, não sou dono da verdade.
Prezo sim, pela liberdade de expressão, a prova é não excluo nenhum comentário, nem são moderados. O único comentário excluído deste post foi feito pelo autor, posso te garantir. Também acredito que o verdadeiro crescimento intelectual só ocorre na diversidade de opiniões.
Por fim, agradeço pelas palavras elogiosas ao Blog.
Saudações Fraternas.

Dom Juan Ricthelly disse...

O elogio pela humildade de suas palavras, e como solicitado apontarei onde considero que o senhor se equivocou.

"Jovens que fazem parte de um grupo denominado Gama em movimento, que recentemente estiveram em um protesto que interditou a BR 040 por mais de quatro horas [...]"

Esse fato ocorreu no dia 4 de Junho, e o Gama em Movimento ainda não existia nessa data, nesse incidente houve um grupo de passageiros que conversaram, mantiveram contato, e que no dia 18 de Junho se reuniram no Ministério Público com o Diretor Geral do DFTRANS Jair Tedeschi, depois desse encontro ficou combinado que haveria outro no dia 9 de Julho (https://www.facebook.com/GamaemMovimento/photos/pb.258040401052849.-2207520000.1406764840./267512230105666/?type=1&theater), e o Gama em Movimento surgiu a partir daí com o intuito de a princípio informar as pessoas e convocá-las para ir à essa reunião.
Quem fechou a pista foi a população e dentre os que estavam lá havia pessoas que viriam a fazer parte do Gama em Movimento.
A rodovia interditada foi a DF - 480 e permaneceu assim por volta de duas horas. Caso o senhor queira mais detalhes:

(http://associacaoparkwayresidencial.blogspot.com.br/2014/06/passageiros-bloqueiam-df-480-e-protesto.html)

"No início os jovens tentaram reivindicar, como sendo deles, a iniciativa pela convocação da reunião, o que foi devidamente retificado por Adauto Rodrigues, que relembrou a todos que a iniciativa de convocar a reunião, surgiu na inauguração do BRT no dia 13 de junho deste ano, onde um grupo de jovens, ligados ao Gama em Movimento, protestaram e debateram por várias horas com o Administrador do Gama as vantagens e desvantagens da implantação do sistema."

Se o senhor perceber, houve uma contradição, nesse trecho, o senhor primeiramente diz que os jovens (do Gama em Movimento) tentaram reivindicar a convocação da reunião sendo, que no dia 13 de junho, a atitude partiu de um grupo de jovens ligados ao Gama em Movimento.

O que ocorreu foi que no dia 30 de Junho um grupo de alunos da Unb conseguiu convencer o administrador a fazer uma reunião no dia 11 Julho (Sexta-feira) às 9:00 na Administração (https://www.facebook.com/epiadadepresssao/photos/pb.368115403313842.-2207520000.1406764692./515537311904983/?type=3&theater). Uma reunião em um horário que poucas pessoas poderiam ir, por estarem trabalhando ou estudando, seria a nosso ver só mais uma reunião.
Sendo assim o Gama em movimento se reuniu na sede do DFTRANS com o Sr. Jair Tedeschi no dia 1 de Julho, falamos sobre os problemas da população, informamos sobre essa reunião que estava marcada, e solicitamos por escrito, que se fizesse uma audiência pública, em razão da mesma ser mais ampla e dos interesses coletivos envolvidos, ele prontamente concordou e ligando imediatamente pro Adauto, pedindo que desmarcasse a primeira reunião e que se fizesse uma Audiência Pública.
Conversamos com o grupo de alunos da UnB e eles também concordaram que seria melhor assim.
Num momento posterior nos reunimos com o Adauto e escolhemos o dia e a data, 18 de Julho ás 14:00 no CILG (https://www.facebook.com/GamaemMovimento/photos/pb.258040401052849.-2207520000.1406765407./265464553643767/?type=1&theater), a população reclamou do horário e do dia pedindo que fosse de preferência no sábado, e mudamos para o dia 19 às 10:00 e descobrimos através do Adauto que não poderia ser uma Audiência Pública, porque há todo um rito legal burocrático e que seria portanto uma Reunião Ampliada.
Portanto, apesar da idéia inicial de uma reunião não ter partido de nós, tivemos uma contribuição fundamental para que a Reunião Ampliada acontecesse, com ampla participação popular, gastamos dinheiro do nosso bolso, colando cartazes em praticamente todas as paradas do Gama sem nenhuma ajuda do grupo inicial dos alunos da UnB do dia 30 de Junho ou do Governo.

Dom Juan Ricthelly disse...

"As reclamações expostas originaram-se das consequências naturais da implantação de um sistema novo e revolucionário, totalmente desconhecido por todos. Falta de divulgação das rotas para a população, eliminação de linhas antigas, número de pessoas muito grande no VLP, entre outras, foram as reclamações feitas pela maioria dos inscritos."

Uma bandeira que foi levantada que ninguém observa e que infelizmente não respondem, é o fato do Gama ser a única cidade satélite dentro da bacia 2 com ônibus velhos, enquanto a Santa Maria conta com uma frota renovada desde Outubro do ano passado.

"A falta de educação da população, para o embarque e desembarque nos ônibus, foi muito comentada pelas pessoas inscritas. A alegação de que estava havendo empurrões entre pessoas era devido ao fato de que, para embarcar no VLP, não é necessário fazer fila e as pessoas reivindicaram a fila. Fica a pergunta: As pessoas só conseguem ser educadas quando estão na fila?"

A questão aqui é que se quer aplicar a lógica do metrô ao VLP, sendo que no metrô um vagão tem várias entradas e há regularidade na passagem dos trens, se houvesse regularidade com os ônibus passando em intervalos curtos, acredito que a ideia de não fazer filas daria certo. E vale lembrar que muitos outros tópicos foram apontados, não somente relacionados ao embarque no BRT.

"Desde o dia 30 de Junho, quando o sistema começou a operar das 05h às 00hs, nós que fazemos o Blog do Arretadinho, temos utilizado o BRT nos horários de pico e nos fins de semana. Em todos os embarques e desembarques nós cronometramos o tempo de espera, tanto do VLP quanto das linhas alimentadoras. O maior tempo de espera que registramos foi de 12 minutos. Ou nós somos as pessoas mais sortudas do mundo, a fonte da deputada não tem credibilidade alguma ou existe má fé na afirmação dela."

Infelizmente não é o que a população diz, há relatos de pessoas que esperaram de 40 minutos a uma hora, pois não há veículos suficientes. Caso o senhor queria relatos mais detalhados recomendo a página EPIA da DEPRESSÃO

Blog do Arretadinho disse...

Prezado Dom Juan Ricthelly, mais uma vez agradeço-lhe pelo comentário e esclarecimentos. Vou fazer alguns comentários referindo-me aos "tópico que você listou, os que estão em negrito em seu comentário.

Tópico 1: Quando me referi a "jovens que fazem parte do Gama em Movimento", tratei do fato no presente e não no passado. Agradeço pala precisão das informações que você listou. Creio que serão esclarecedoras para os que frequentam o Blog.

Tópico 2: Ok. Mais uma vez você forneceu informações com riqueza de detalhes, mas o fato é que no dia da reunião no CILG, eu lembro-me bem, um dos rapazes que falou bem no comecinho, reivindicou claramente que a iniciativa de chamar aquela reunião foi do Gama em Movimento.

Tópico 3: Concordo com você, muito pouco se falou sobre essa questão dos ônibus velhos no Gama. O fato é que, com a implantação do sistema do BRT esperáva-se que a Pioneira colocaria todos os VLPs em funcionamento, o que não ocorreu. Para se ter uma ideia, hoje o sistema está operando com 60% da frota. Também não foi entregue ao governo, pela empresa responsável, o sistema de bilhetagem, que propiciaria a integração para as linhas que foram retiradas. A gratuidade contribuiu e muito para a super lotação do Expresso DF, inclusive por usuários do entorno do Gama, Céu Azul, Lunabel, etc.

Tópico 4: Você ratifica o meu questionamento. Ter educação comportamental independe do sistema operacional de transporte. Mesmo com muito mais vagões e portas, muitas pessoas ainda são carentes dela (educação comportamental). De qualquer forma, este é um problema superado. O DFTrans colocou delimitadores de fila na Rodoviária do Plano Piloto e aumentou o nº de funcionários em horário de pico.

Tópico 5: Olha só, até acredito que tenham havidos situações como essa, de forma pontual. O que eu afirmei foi que eu cronometrei as viagens que fiz e mais dois colaboradores do Blog. Também esse é um problema superado, pode verificar. A Pioneira aumentou a quantidade de ônibus, e os 40% restantes da frota deverão ser entregues ainda em agosto.

Eu insisto na questão da "novidade", da "coisa nova" que precisa ser testada para que os problemas apareçam, com esses problemas identificados, encontrar as soluções. Acontece que identificar e solucionar problemas que envolvem mais de 200 mil pessoas não deve ser fácil, eu imagino...

Por fim, reitero meus agradecimentos por sua disponibilidade nesse debate e, principalmente por sua valiosa contribuição. Reitero, também, meu apreço por você e despeço-me com saudações fraternas.

Dom Juan Ricthelly disse...

Eu é que agradeço pela oportunidade de diálogo e humildade de sua parte. Tenha um ótimo fim de semana e tudo de bom ao senhor.