25 de jul. de 2014

Quando vi Ariano Suassuna Criança

QUANDO VI ARIANO SUASSUNA CRIANÇA

*Por Orlando Silva

Faz alguns anos. Era final da Copa do Brasil: Sport X Corinthians. O Timão ganhou a primeira no Pacaembu, o jogo de volta era na Ilha do Retiro.

Lembro que o Recife estava comovido com essa festa.
Eu era Ministro do Esporte, fui a final. 
Já estava acomodado na minha posição quando Ariano Suassuna surgiu do meio do povo, parecia brotar daquela massa rubro-negra, ela passava acenando para todos, que entoavam uma canção de sua autoria, cujos versos não recordo agora. E ele trazia um vasto sorriso no rosto.

O jogo foi duro, daquelas batalhas de gladiadores. Os pernambucanos venceram. Fiquei feliz, como nordestino. Participei da cerimônia de premiação e parti para o Aeroporto. Na saída do estádio, a direção da CBF me ofereceu uma réplica da medalha dada aos atletas. Agradeci a gentileza.

O governador era Eduardo Campos, que contratou um ônibus para levar sua comitiva até o estádio. E me ofereceu carona até o aeroporto. Aceitei. O bom é que Ariano seguiu na poltrona do lado, radiante com a vitória do seu Sport.

No ponto de descida, após ouvir tantas epopéias do Sport Clube Do Recife, não tive dúvidas, aquela medalha que recebera de recordação, tinha dono: Ariano Suassuna. Ele não acreditou! Exigiu que colocasse de modo quase solene, sorriu como uma criança e falou: "Sou campeão!"

Vai em paz, mestre! Você foi mais que esse campeão! Você foi um gigante brasileiro!

* Orlando Silva foi Ministro dos Esporte, é Vereador e Candidato à Deputado Federal pelo PCdoB/SP

Nenhum comentário: