13 de nov. de 2014

Cruzeiro comemora 55 anos em novembro

Foto: Mary Leal / Arquivo
Programação com atividades esportivas e culturais segue até o dia 30, dia do aniversário
 BRASÍLIA – O Cruzeiro completa 55 anos no próximo dia 30 de novembro. A programação de aniversário promovida pela Administração Regional começou nessa terça-feira com a abertura, no Ginásio de Esportes, do Torneio de Futsal Feminino Adulto, que prossegue nos dias 18, 25, sempre às 21h, e será encerrado às 9h do dia 30. 
No mesmo local, às 11h, haverá o Festival de Futsal.

No próximo dia 21, às 19h, a cultura terá destaque com o coquetel de lançamento da Academia Cruzeirense de Letras, no Centro Cultural Rubem Valentim. Já no dia 25 será realizada a Feira de Artes e Ciências do Cruzeiro, no Centro Educacional 2, a partir das 8h. Nesse mesmo dia, às 20h, o Teatro Pedro Calmon, no Setor Militar Urbano (SMU), recebe a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro.

A cidade nasceu de um conjunto construído em 1958 para abrigar os primeiros funcionários que chegaram à capital e recebeu este nome por estar próxima à cruz erguida do ponto mais alto do Eixo Monumental, onde, em 1957, foi celebrada primeira missa de Brasília.

As celebrações continuam no Centro Cultural Rubem Valentim, às 19h do dia 26, com a Sessão Solene da Câmara Legislativa e, no dia 27, nos mesmos local e horário, com a III Mostra de Videoarte da cidade. O Desfile Cívico-Cultural e o corte do bolo de aniversário estão programados para o dia 28, a partir das 9h, na Avenida das Mangueiras e no Ginásio de Esportes, respectivamente.

A programação continua às 20h do dia 29, no Salão da Aruc, onde ocorrerá o Baile da Cidade e coroação das Rainhas da Terceira Idade. Para fechar a programação com chave de ouro, o samba no pé, tradição cruzeirense, abre alas no dia 30, às 18h, com o ensaio para o Carnaval 2015, além da homenagem aos 55 anos do Cruzeiro na quadra da Aruc.

PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE
A Região Administrativa do Cruzeiro encontra-se dentro da poligonal de tombamento do Plano Piloto. Desde 1992 a RA-XI é considerada Patrimônio Histórico e Artístico da Humanidade, conforme prevê o Decreto-Lei nº 25 de 30/11/37, e a Portaria nº 314 de 08/10/92, do atual Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional  (Iphan), do Ministério da Cultura.

A cidade nasceu de um conjunto construído em 1958 para abrigar os primeiros funcionários que chegaram à capital, e recebeu este nome por estar próxima à cruz erguida do ponto mais alto do Eixo Monumental, onde em 1957, foi celebrada a primeira missa de Brasília. Muito antes disso, em 1894, a área onde hoje se encontra o Cruzeiro, abrigou um acampamento da Missão Cruls, que ali instalou um observatório.

da Administração Regional do Cruzeiro
(C.C*)

Nenhum comentário: