Sempre que se fala das condições de vida do povo Cubano os coxinhas exibem fotos de prédios caindo aos pedaços e casas decrépitas.
O que eles não falam e não admitem é : o bloqueio criminoso imposto pelos EUA existe, e é muito prejudicial para a economia cubana.
Cuba passou por muitas dificuldades por causa desse embargo. E justamente devido a isso teve que usar os poucos recursos que dispunha para cuidar do que é prioridade na vida das famílias.
Não estamos negando que ALGUMAS moradias cubanas realmente precisam de cuidados urgentes, mas essa não é a realidade de TODAS as casa em Cuba.
A população cresceu muito nos últimos 10 anos e o embargo nesse período só endureceu.
O fortalecimento do bloqueio tinha por objetivo fazer o povo se voltar contra o governo socialista. Entretanto o tiro saiu pela culatra. O povo Cubano, que não é idiota, entendeu qual era a jogada dos EUA e uniram-se para salvar o país do colapso absoluto.
Entre reformar todas as casa ou cuidar da saúde e educação, o estado socialista preferiu cuidar da saúde e da educação, tornando-a referência para o planeta inteiro.
A consequência disso é uma ilha onde existe alta expectativa de vida, baixíssima mortalidade infantil, baixíssimos índices de violência, e altíssimo nível intelectual do seu povo.
Outra : o governo também priorizou a certeza de não deixar nenhum cubano desamparado, nenhum cubano dormindo nas calçadas (que para os Brasileiros e norte-americanos é algo normal e tolerável ). Por isso antes era proibido vender casas, afinal era importante evitar especulação imobiliária, que tanto tortura milhões de pessoas no Brasil e nos EUA hoje.
Agora que o Bloqueio está próximo do fim, Cuba poderá saborear os frutos de sua luta. Terá os recursos necessários para aumentar a qualidade de vida a sua população.
Confira as fotos de algumas casas cubanas, que mostram que a esmagadora maioria dos cubanos vive com dignidade.
da Página Vitórias da Revolução Cubana
Nenhum comentário:
Postar um comentário