Imperador incentivou e financiou pesquisas quando vivo foto Divulgação/Ibram |
Iniciativa visa reviver antiga tradição, quando reuniões do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro ocorriam na residência oficial
Na sexta-feira (5), o Museu Imperial/Ibram, em Petrópolis (RJ), comemora o 189º aniversário de D. Pedro II.
Com objetivo de reviver uma tradição iniciada em 1839, quando as reuniões do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) ocorriam na residência oficial do imperador, o Paço de São Cristóvão no Rio, uma comitiva formada por pesquisadores do instituto, subirá a serra para a 6ª sessão do Centro de Estudos e Pesquisas Históricas no Palácio Imperial de Petrópolis.
O local abriga o Museu Imperial desde 1940.
O evento tem início às 14h30 e contará com membros da Comissão de Estudos e Pesquisas Históricas do IHGB, do Instituto Histórico de Petrópolis, da família imperial, autoridades, convidados e púbilco em geral.
Na ocasião, Luiz Felipe de Seixas Corrêa, sócio do IHGB, escritor e diplomata, profere a palestra O marquês de Paraná: seu papel na política interna e na política externa do Império.
O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro nasceu em 1838, a partir da intenção de se criar uma entidade que refletisse a nação brasileira, que, não muito antes, conquistara a sua independência.
Seu patrono foi D. Pedro II, a quem foi dado o título de “Protetor”. O imperador incentivou e financiou pesquisas, fez doações valiosas, cedeu uma sala no Paço Imperial para sede do Instituto e presidiu mais de 500 sessões.
Fonte: Instituto Brasileiro de Museus
Nenhum comentário:
Postar um comentário