29 de dez. de 2014

Solidariedade a Cuba: nota de repúdio contra TV Globo

Reproduzimos nota do MPSC - Movimento Paulista de Solidariedade a Cuba - sobre o programa Profissão Repórter da TV Globo
Nota de Repúdio 

Em 16 de dezembro de 2014 foi ao ar uma matéria jornalística do programa global “Profissão Repórter”, última deste ano. Teve por tema central as transformações que ocorreram em Cuba entre 1994 e 2014. No entanto, focou durante todo o programa a história dos dissidentes cubanos que saíram da Ilha durante o período de recessão, onde os impactos do bloqueio econômico foram mais latentes e Cuba não contava mais com apoio e auxílio da União Soviética. 

Não temos ilusão sobre a Rede Globo, tampouco sobre seus interesses escusos em retratar uma Cuba opressora e ditadora, que transforma a vida de seu povo em um verdadeiro “inferno”. Por isso não surpreendeu a reportagem tendenciosa reproduzida pelo “Profissão Repórter”, com falas negativas sobre o regime político e com imagens de acolhimento e gratidão dos cubanos para com os Estados Unidos (EUA), o maior opressor que os cubanos já tiveram de enfrentar. 

É de grande desonestidade não retratar a criatividade dos cubanos frente a suas necessidades, desde algumas das mais básicas até a diversos artigos altamente tecnológicos; bem apenas citar de forma sutil e sorrateira que essas dificuldades se dão por conta de um BLOQUEIO econômico, comercial e financeiro imposto pelo EUA – omitindo que este fato é o maior responsável pela precarização da vida dos cubanos. E que mesmo com limitações de tal envergadura conseguem garantir saúde, educação e alimentação; mas, acima de tudo, garante uma democracia de fato, onde o povo decide e ajuda a construir o processo revolucionário. 

Nenhum comentário: