22 de jan. de 2015

O autoritarismo está instalado: GDF vai dividir a Ceilândia

Caixa D'água da Ceilândia, dos símbolos
da cidade - Foto da WEB
Governo do Distrito do Distrito Federal, sem ouvir a população, resolve dividir a Ceilândia

De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

Se por um lado, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB), se apresenta com um discurso de contenção de gastos e de gestão compartilhada, por outro, toma atitudes com viés autoritário. Primeiro nomeou administradores regionais sem consultar a população, coisa que na campanha ele disse que não faria. Agora resolve transformar a Ceilândia em duas Regiões Administrativas (RA), sem ter feito uma consulta popular.

Ceilândia é a maior RA do Distrito Federal, com quase 400 mil habitantes que já se manifestam nas redes sociais contrários a divisão. A atitude arrogante do governador é percebida nas suas críticas ferrenhas ao governo que o antecedeu, demostra estar deslumbrado com sua vitória e, sem propostas que realmente beneficiem o DF, se junta à mídia golpista para chutar cachorro morto.

Este perfil autoritário que o governador agora mostra, já começa a se refletir no seu secretariado, a começar pelo perfil dos secretários. Todos os indicados apresentam um currículo acadêmico, nenhum trabalhador e pouquíssimas mulheres. Nos bastidores da imprensa comenta-se que a maioria dos secretários demonstram, nitidamente, que são arrogantes e prepotentes.

O deputado distrital Chico Vigilante (PT), divulgou uma nota onde condena com veemência a divisão da cidade:

 "Este ano, Ceilândia vai completar 44 anos de idade. Sou morador da cidade desde 1977. Ela é una e indivisível, pois cresceu graças à coragem e a determinação do seu povo. Enquanto morador e deputado distrital, vou lutar com todas as minhas forças para evitar que o governador Rodrigo Rollemberg divida a cidade. 

Todos se lembram que, durante a campanha eleitoral, o então candidato Rollemberg prometeu que iria ouvir a população a respeito da nomeação dos administradores regionais. Agora, depois de eleito, além de não ouvir a população, para resolver problemas políticos entre o grupo da deputada Luzia de Paula, do vice-governador Renato Santana e do deputado federal Rogério Rosso,ele decidiu dividir a cidade, numa jogada terrível para criar duas administrações para atender os caprichos políticos dessa gente
Chico Vigilante".

A Associação Comercial da Ceilândia também emitiu nota e declarando-se contra a criação de mais uma RA que irá dividir a cidade:

"Um governo se legitima num primeiro momento com o voto e mantem o mandato com a participação social. O Governo Rodrigo Rollemberg nos parece fazer a opção por não ouvir as entidades da representação plural de Ceilândia e envereda pelo caminho não democrático e parte por construir um muro que divide ao meio a cidadania de um povo que completará em março próximo 44 anos. 

Para redimensionar a carga e a gestão administrativa de Ceilândia não há a necessidade de criar outra região administrativa, aumentando custo com a criação de mais cargos. Gestão se faz com redimensionamento de infra e otimização de recursos. Ceilândia é una e assim deve permanecer. Crescimento social e econômico não é preditor para dividir e sim somar esforços para melhorar a qualidade de vida de todos. 

As entidades livres e democráticas de defesa de Ceilândia e a sociedade como um todo sintam-se convocadas para se organizarem e começarem a manifestarem suas posições quanto a esse ato do governador Rodrigo Rollemberg que fere de morte a essência da nossa CEI. Ceilândia é UNA e indivisível. 

A Associação Comercial de Ceilândia com esse manifesto começa a organizar uma das trincheiras que muitas outras organizações da sociedade civil e população ceilandense devem organizar para fazer frente a não divisão de nossa gente.

Associação Comercial de Ceilândia"

Tomemos isso como lição para 2018, quando aparecerem outros candidatos messiânicos com o mesmo discurso de que economizar mariolas é política pública.

Nenhum comentário: