2 de fev. de 2015

Mulheres de deputados querem cotas de passagem aérea

Foto Jorge William / Agência O Globo
Mulheres de deputados  pedem a Cunha que articule cotas de passagens aéreas para elas

De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

Esta é o tipo de notícia que dá vontade de perder a descompostura para divulgar, tamanha a irrelevância que ela tem.  Na tarde do último sábado (31), mulheres de deputados federais, da base aliada do governo, foram convidadas para um chá, organizado pela deputada  Nilda Gondim (PMDB/PB), para receber o deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ), então candidato à presidente da Câmara dos Deputados.

Segundo foi publicado no jornal O Globo, Izamar Rodrigues, mulher do deputado Remídio de Amatur (PR/RR), pediu que Cunha, caso fosse confirmado presidente da Câmara, analisasse o retorno das cotas de passagens aéreas para as mulheres dos parlamentares.

Depois do escândalo do uso indevido das cotas de passagens aéreas para os parentes de deputados, em 2009, a Câmara cortou o benefício, mantendo apenas para os deputados. Muitas vezes a farra das cotas patrocinaram viagens ao exterior, ou viagens de amigos e parentes dos deputados.

Os valores que os cofres públicos desembolsam com cada um dos 513 deputados federais, não são pequenos. O Brasil é um dos países que melhor paga seus parlamentares. Segundo a Revista Time, o país está na quinta melhor colocação.

O salário mensal de um deputado federal no Brasil é de R$ 33.763,00. Mas não fica só nisso não, durante o exercício de seu mandato de quatro anos, cada deputado recebe mensalmente Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap), verba para contratação de pessoal, auxílio Moradia, entre outros, que somam a bagatela de R$ 46.976.682.240,00, durante os quatros anos de mandato de suas excelências. 

Esse pedido é absurdo e imoral!!

Nenhum comentário: