6 de fev. de 2015

O que a mídia não contou sobre a Petrobras

Petroleiro revela as imensas conquistas da Petrobras

De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

O diretor do Sindicato dos Petroleiros de São Paulo, Sindpetro/SP, João Antônio Moraes, falou em entrevista concedida ao jornalista Heródoto Barbeiro, durante o Jornal da Record News, das imensas conquistas que a Petrobras tem alcançado nos últimos tempos.

Os trabalhadores da Petrobras, segundo Antônio, embora estejam preocupados com toda a exposição da empresa com a Operação Lava Jato, desejam que sejam sanadas todas as irregularidades e que os culpados sejam punidos, entretanto, causa preocupação também aos trabalhadores o fato de que pessoas cometem erros e a grande mídia tenta imputar a responsabilidade dos fatos à empresa, o que tem causado uma redução de atividade na Petrobras.

Da mesma forma o sindicalista é contrário a suspensão de licitações, feita pela Petrobras, com as empresas privadas envolvidas nas investigações do Ministério Público Federal, MPF e pela Polícia Federal, PF. Com a introdução do Conteúdo Local no Regime de Partilhas para o Pré-Sal, que determina a compra de navios e plataformas por empresas privadas e pela Petrobras no Brasil, o setor naval brasileiro deu um grande salto.

Com a determinação do Conteúdo Local, dos 2.000 metalúrgicos empregados nos estaleiros em 2002, chegamos em 2014 com 85.000 metalúrgicos empregados, isto porque apenas a estatal brasileira cumpre a exigência do Conteúdo Local, diferentemente das empresas privadas.

Com a suspensão das licitações com as grandes empresas nacionais, envolvidas na investigação, a Petrobras faz o caminho contrário. A retirada dessas empresas prejudica os trabalhadores e o país, porque no Brasil hoje não existe quem as substituam, isto significa que precisaremos trazer empresas estrangeiras para fazer as nossas obras. Isto certamente vai fazer com que o Brasil deixe de gerar empregos, para que países como a China ou Singapura diminuam as suas taxas de desemprego.

Em 2014 os resultados operacionais da Petrobras são um dos melhores do mundo, superando a sua produção em quase 700.000 barris de petróleo.

A tentativa da mídia de tentar associar uma suposta perda de valor de mercado da estatal, aos desvios feitos pelos investigados pelo MPF, é desmascarada pelo petroleiro que chama a atenção para o fato de que, quem regula este preço, é o mercado de ações, cujos investidores devem estar cientes dos riscos envolvidos nessas aplicações financeiras. Todas as petopleiras do mundo tiveram grandes quedas em suas ações, não só brasileira.

Em 2002 o setor de petróleo e gás representava 3% do Produto Interno Bruto, PIB, brasileiro. Já em 2014 este número pulou para 23%. A imprensa nacional não mostrou que em 2014 a Petrobras superou a maior empresa do mundo com capital aberto, a ExxonMobil, na sua produção de petróleo, a Petrobras hoje é a maior empresa produtora de petróleo no planeta.

Outro dado importante que deve ser esclarecido é que a Petrobras superou em 500.000 barris a produção de derivados no país. É estarrecedor que a mídia nacional não noticie isso, visto que pouquíssimos países aproximam-se dessa produção. O boicote à Petrobras, por parte da grande imprensa, passa por ignorar que o Pré Sal é a maior reserva petrolífera do mundo, descoberta nos últimos 30 anos, chegando inclusive a duvidar que existisse.

Propositalmente o PIG omitiu uma coisa que deveria ser motivo de orgulho para todos. Uma jazida de petróleo leva, em média, 15 anos para começar a produzir. Os petroleiros brasileiros começaram a produzir no Pré-Sal em apenas 6 anos, com uma produção em 2014 de 700.000 barris de pretóleo.

Nenhum comentário: