26 de fev. de 2015

Professores chamam vice-governador de "caloteiro"

O diretor do SINPRO/DF, Jairo Mendonça, segura cartaz perguntando se
alguém trabalha de graça
Professores chamam vice-governador de "caloteiro" durante evento no Gama

Do Gama
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

Durante o lançamento da campanha contra a Dengue e a febre Chikunguya, no Centro de Orientação Socioeducativo, COSE Leste no Gama, um grupo de professores protestou pro causa do atraso no pagamento de verbas trabalhistas, que o Governo do Distrito Federal, GDF, deveria ter feito desde dezembro de 2014.

O anúncio da presença do governador do DF, Rodrigo Rollemberg, levou os professores do Gama e Santa Maria a se mobilizarem para o ato de protesto. Possivelmente alertado por sua assessoria, o governador cancelou a visita e mando o seu vice, Renato Santana, para representá-lo no evento. O Gama tem lideranças importantes na categoria e com grande capacidade de mobilização, o que deve ter servido de motivo para o cancelamento da visita de Rollemberg.

O vice-governador Renato Santana,
à frente, foi recebido sob
 protestos dos professores
clique para ampliar
Portando cartazes com dizeres do tipo "a vida não pode ser parcelada", numa referência ao parcelamento dos salários pelo GDF à partir do mês passado e gritando palavras de ordem como "Renato caloteiro, cadê o meu dinheiro?", os professores recepcionaram o vice-governador durante a sua chegada ao Cose.

Dois diretores do Sindicato dos Professores do Distrito Federal, SINPRO/DF, abordaram Renato na entrada do centro, onde reivindicaram celeridade no pagamento do que ainda é devido aos professores.

CONFIRA TODAS AS FOTOS AQUI

Demonstrando uma certa tranquilidade, o vice-governador travou um debate com os diretores do SINPRO Cleber Soares e Jairo Mendonça por, aproximadamente, 15 minutos dirigindo-se em seguida ao local para participar da abertura do evento.

Além da comitiva do Palácio do Buriti, a professora Maria Antônia, administradora da cidade, acompanhou Renato durante todo o evento, bem como uma grande equipe de apoio da administração do Gama.
Maria Antônia, administradora do Gama
e o deputado federal Augusto Carvalho
clique para ampliar

Ao fazer uso da palavra Maria Antônia convocou a população para ingressar nas fileiras de combate à Dengue e a febre Chikunguya, alertando que todos os cidadãos tem uma parcela no combate ao mosquito, como não deixar água acumulada em suas casas. A administradora solicitou a ajuda dos Blogs alternativos da cidade para que sejam parceiros também, ressaltando a importância de dois deles, o Blog do Arretadinho e o Gama Cidadão.

Mesmo sob inúmeros pedidos para que parassem, os professores não cessaram o protesto e passaram todo o tempo falando palavras de ordem, o que levou o vice-governador a convidar um representante dos professores para fazer uso da palavra, no que foi prontamente atendido.

Representantes do Fórum Comunitário
do Gama, Valéria Leite, Éder Alves e
Valdeci, prestigiaram o evento
clique para ampliar
O diretor do SINPRO, Cleber Soares, representando a categoria, responsabilizou Rodrigo Rollemberg pela paralisação e disse que "Se não tiver o apoio do professor na sala de aula, esse evento é só para sair na mídia", disse Cleber e continuou, "O governador Rodrigo Rollemberg, diferente de todos os governos anteriores, não pagou os professores. A dívida de férias é do Rollemberg. Tem uma dívida de 13º salário que é do Agnelo (o ex-governador Agnelo Queiroz), mas as férias são dele", completou o sindicalista.

Durante a fala de Cleber um grupo de pessoas que vestia coletes de identificação do GDF e da administração do Gama, começou a pedir para que o sindicalista interrompesse sua fala, com gritos de "tá bom, tá bom", o que causou um bate-boca entre  os insatisfeitos com a fala de Cleber e alguns professores, com insultos mútuos.

Confira o vídeo:



O site G1/DF noticiou o bate-boca, como era de se esperar, de forma deturpada. O site publicou que "membros do grupo de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da chikungunya, trocaram ofensas com os 50 professores presentes", ignorando que as referidas pessoas vestiam coletes com a identificação do GDF.
o site G1/DF registro o Blog do
Arretadinho fazendo a cobertura (de
chapéu e camisa verde e amarela)
Foto: Raquel Morais/G1

 Uma mulher não identificada pediu para fazer uma pergunta ao vice-governador e foi atendida prontamente. Ela perguntou qual é a posição do GDF quanto a contratação das pessoas que passaram no concurso para Agente Comunitário de Saúde, alegando que mesmo com as participações de voluntários e de soldados do Exército no combate ao mosquito, os Agentes de Saúde são os mais capacitados para a tarefa porque receberam qualificação para isso.

A resposta de Renato foi evasiva, afirmando que "o combate ao mosquito independe da contratação dos concursados e a campanha precisa ser feita", saindo-se pela direita.

Após de, aproximadamente 2 horas de protesto, os professores se retiraram do local em direção à cidade de Santa Maria, onde outra atividade já havia sido agendada.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, no ano passado 90 pessoas foram picadas pelo mosquito no Gama e em 2015 já foram registrados 14 casos.


Nenhum comentário: