26 de fev. de 2015

População cobra promessas de campanha de Rollemberg

Faixas no Gama cobram promessa de campanha do governador Rollemberg

Do Gama
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

A notícia da visita do governador do Distrito Federal ao Gama, nesta quinta-feira (26), serviu de motivo para que moradores da cidade cobrassem uma das promessas de campanha do governador, a eleição direta para administradores regionais como prevê a proposta de emenda à Constituição (PEC) 29/2011, de autoria do então senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).

Atualmente, o administrador é de livre nomeação do governador do DF. Com a proposta, passaria a ser escolhido pela população da cidade que vai administrar, por meio do voto direto. O candidato deverá ter, pelo menos, 21 anos, para um mandato de quatro anos coincidente com o de governador, permitida apenas uma reeleição.
Clique para ampliar

Para explicar a necessidade da PEC, Rollemberg justificou que a Constituição Federal não permite a divisão do DF em municípios, ele também lembrou que o objetivo da PEC é legitimar, pelo voto popular, a escolha dos gestores das administrações regionais do DF, “dotá-los de mandatos e, assim, de um compromisso efetivo com os interesses aos quais devem devotar atenção”, disse à época em que apresentou a proposta.

Durante um pronunciamento no Plenário do Senado, no mês de julho de 2012, Rollemberg afirmou que a nomeação feita por escolha do governador provoca “distorções horríveis”. Segundo ele, dos mais de 30 administradores em exercício até o ano passado, 12 sequer moravam na cidade que administravam.

Clique para ampliar
No mesmo pronunciamento no Senado, Rollemberg afirmou que indicar administradores regionais era "um desrespeito, um desapreço com a população local. Muitas vezes esses administradores não conhecem a cidade, seus problemas, suas lideranças. A reclamação permanente da população é que os administradores servem mais aos deputados distritais, seus padrinhos políticos, do que ao conjunto da população da cidade que administra", argumentou ele.

A proposta ainda está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). 

Durante a campanha do ano passado uma das promessas mais alardeadas por ele foi exatamente isso, a escolha pelo voto direto, da população, dos administradores das cidades. Acontece que o governador esqueceu de avisar à população, durante a campanha, que a eleição só seria possível após a aprovação da PEC.

Clique para ampliar
Com a indicação dos atuais administradores, moradores do Gama insatisfeitos com a indicação local, espalharam várias faixas pela cidade cobrando de Rollemberg que cumpra a promessa feita, ou seja, a promessa dele só fez confundir a população, que agora cobra algo que é inconstitucional, fato que deveria ser investigado pelo Tribunal Regional Eleitoral, TRE, visto que o então candidato fez uma promessa que é proibida pela Constituição.

Uma das faixas indaga que "ué governador? Porque só o Augusto Carvalho foi ouvido?", provavelmente referindo-se a indicação da administradora do Gama feita pelo deputado federal, Augusto Carvalho (SD), que dispensou fazer a indicação para a Administração de Brasília em troca de apoiar a atual administradora. Indicação esta que contou com as bençãos do deputado federal Paulinho da Força, do Solidariedade paulista.

Nenhum comentário: