19 de ago. de 2015

13,8 milhões recebem benefício em agosto

Beneficiario do Bolsa Familia, Waldemiro e Roseneide Santana
 com seus filhos Gustavo (15) e Flavia (7)
foto MDS
 
13,8 milhões de famílias receberão o Bolsa Família em agosto
Pagamento começou nesta terça-feira (18) e segue até o próximo dia 31; o Nordeste é a região com o maior número de famílias beneficiadas, com quase sete milhões
Começa nesta terça-feira (18) o pagamento do mês de agosto do Bolsa Família. Mais de 13,8 milhões de famílias terão a renda complementada pelo programa. Ao todo, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) está repassando R$ 2,3 bilhões às famílias beneficiárias em todo o País, a um valor médio de R$ 166,34 por família.

O pagamento é feito de forma escalonada, sempre nos últimos 10 dias úteis de cada mês. Para saber em que dia sacar o dinheiro, a família deve observar o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) impresso no cartão. Para cada final do NIS, há uma data correspondente por mês, que indica o primeiro dia em que a família pode fazer o saque.

Novo extrato
Ao sacar o Bolsa Família do mês de julho, Francilene dos Santos Souza, 31, viu uma nova informação no extrato: o próximo dia em que o benefício estará disponível. Dona de casa de Brasília (DF), a beneficiária gostou da novidade e disse que a mudança permite planejar melhor os gastos. “Toda vez tinha que ir à Caixa Econômica pedir o calendário. Agora não tem mais preocupação de saber qual dia o dinheiro está disponível. Facilita demais.”

Desde julho, o MDS e a Caixa Econômica Federal passaram a informar no extrato a próxima data de saque para os beneficiários. A ideia é facilitar para as famílias, evitando idas desnecessárias aos postos de saque. Além disso, o extrato traz também outras informações importantes, como o valor pago ou a necessidade, se for o caso, de atualização dos dados no Cadastro Único. Por isso, é muito importante que os beneficiários leiam o comprovante em papel, emitido após o saque.

O programa
Instituído em 2003, o Bolsa Família contribui para a superação da pobreza de duas formas: complementa a renda de famílias de baixa renda e acompanha, nas áreas de Saúde e Educação, as crianças, os adolescentes e as mulheres grávidas que recebem o benefício.

Acesse aqui o pagamento em cada município.


Fonte: MDS.

Nenhum comentário: