17 de ago. de 2015

Encontro de Culturas Populares só em 2016

Foto do encontro de 2014
O Encontro do Bonito-GO de Culturas Populares só será realizado em 2016

De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

A 8ª edição do Encontro do Bonito-GO de Culturas Populares, não será realizada este ano. Segundo os organizadores, as dificuldades financeiras obrigaram eles a transferir o evento para o ano que vem.

Os organizadores publicaram um comunicado em uma rede social, confira:

"Após sete edições consecutivas, os organizadores do Encontro do Bonito-GO avaliam que o contexto está difícil para o setor cultural e decidiram concentrar esforços na edição do ano que vem, assim como colaborar, este ano, com as realizações dos demais membros da Rede de Festeiras e Festeiros dos Encontros de Cultura de Base Comunitária do Cerrado, criada durante o VII Encontro do Bonito-GO em 2014.

Como uma iniciativa da Associação Rural de Produtores do Bonito, sediada na região do Bezerra, município de Formosa/GO, para estreitar os laços comunitários e reavivar expressões que estavam um pouco esquecidas, o Encontro do Bonito-GO, desde o seu início, em 2008, só cresceu. Nossa experiência nestes anos foram uma constante revelação de força e amizade, de reconhecimento dos diversos setores culturais de Formosa, Goiás, Minas Gerais, Distrito Federal e até de mais longe. Fomos ganhando experiência, ampliando as ações e agregando pessoas.

Esse processo, no entanto, demandou também uma crescente dedicação dos organizadores e um aumento significativo dos recursos materiais necessários para viabilizar a festa. Mesmo com a conquista de um maior número de parceiros, a conta sempre fechou no vermelho. Muitas das alegrias vividas na preparação carinhosa e na realização do Encontro acabavam, após a festa, por penalizar alguns e preocupar outros. Queremos, então, parar um pouco para pensar, calcular mais, estruturar melhor nossa comunidade para que possamos, ao final dos festejos, ficar apenas com as boas lembranças da presença de todos vocês.

Recursos importantes de parceiros públicos (secretarias de estado e municipal de cultura) que viriam para viabilizar o evento não poderão ser disponibilizados a tempo, uma vez que os editais foram lançados há pouco ou ainda nem foram publicados. Recursos federais estão ainda mais distantes, em função da crise nos patrocínios e da grande burocracia exigida para acessá-los. Apenas com as generosas contribuições que recebemos do comércio local, com o apoio da mídia de Formosa e com os muitos voluntários sempre dispostos, aos quais agradecemos imensamente, não conseguimos atender ao público crescente do modo que gostamos.

Mas não estamos parados. Fizemos minuciosas reuniões de avaliação e de prestação de contas, divulgamos amplamente a Carta do VII Encontro do Bonito-GO, realizamos o pouso da Folia da Roça da Festa do Divino, compusemos a comissão organizadora do IX Encontro das Culturas Populares e Tradicionais, que acontecerá em Serra Talhada/PE, de 15 a 20 de setembro, mantivemos nossos espaços virtuais funcionando, apoiamos o Caminho do Sertão, em Sagarana/MG e esteremos em todos os momentos e em todas as oportunidades defendendo nosso lema: Pelo Cerrado e suas Culturas, de pé!

Agradecemos a compreensão de todos e pedimos desculpas pela interrupção inesperada que, apesar de dolorida, servirá como um grande aprendizado para nós. Mais um. Não podemos mais viver sem vocês aqui conosco. Essa mensagem, então, não é de tristeza, e sim, de convocação para o início dos trabalhos do VIII Encontro do Bonito-GO de Culturas Populares em 2016.
Um abraço apertado".

Nenhum comentário: