6 de ago. de 2015

Escolas do Rio se destacam entre as melhores na prova do Enem

Quatro escolas do Rio figuram entre as 20 com maiores médias de notas na edição do ano passado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 
O ranking de notas por escola do Enem 2014 foi divulgado nesta quarta-feira (5) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Empatados em segundo lugar no Top 20, com quatro colégios cada, Rio e Minas Gerais só perdem para São Paulo, que tem cinco representantes.

A divulgação dos dados de 2014 marca o terceiro ano consecutivo em que o governo federal não divulga a média geral do Enem por escola. É apresentada apenas a média em cada uma das quatro provas objetivas (linguagens, matemática, ciências humanas e ciência da natureza) e da prova de redação. Segundo o governo, o objetivo é diminuir o impacto da comparação direta entre as instituições de ensino.

O ministro da Educação, Renato Janine, informou que os dados do exame não são absolutos e podem ser interpretados de forma diferente. “Existem determinantes na nota final que não dependem da escola, que não exprime se o ensino foi bom ou ruim, mas que acaba sendo exportados ou importados para a escola”, destacou.

Janine acredita que a divulgação dos resultados é um serviço às famílias, de modo que elas possam fazer a melhor escolha das escolas para os filhos. “Isso tem ajudado as famílias a escolher as escolas para seus filhos e a cobrarem delas o seu desempenho”, acrescentou.

Para auxiliar as famílias nessa escolha e relativizar a formação de um ranking, este ano o Inep acrescentou o indicador de permanência na escola, que mostra se o estudante cursou total ou parcialmente o ensino médio no mesmo local. Além disso, as taxas de rendimento (aprovação, reprovação e abandono) poderão ser verificadas no Censo Escolar da Educação Básica, além do nível socioeconômico (INSE) e a formação docente.

De acordo com o presidente do Inep, Chico Soares, o instituto tinha muitas demandas sociais para incluir índices que dessem um panorama mais real de cada escola. “Um único ranking produz um quadro distorcido da realidade”, explicou Soares.

As três melhores posicionadas do ranking no Rio de Janeiro são do Colégio e Curso Ponto de Ensino (Pensi). Diretor da Rede Pensi, Fábio Oliveira escalreceu que os professores das unidades procuram ensinar o conteúdo de forma contextualizada, mostrando como é aplicado na “vida real”.

“Todas as questões do Enem se aplicam a isso. O resultado mostra que é fruto de um processo contínuo, iniciado em 2012, quando resolvemos desenvolver um material bem ao estilo do Enem”, disse o diretor.

Da Agência Brasil

Nenhum comentário: