19 de ago. de 2015

Foi inaugurado o primeiro Conselho Tutelar modelo do país

Ministro Pepe Vargas participa de inauguração
do conselho tutelar modelo no Pará
(Foto: José Neves / TV Liberal)
Foi inaugurado em Canaã dos Carajás, no Pará, o primeiro Conselho Tutelar modelo do país.

De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

Foi inaugurado nesta terça-feira (18), em Canaã dos Carajás, no Pará, o primeiro Conselho Tutelar modelo do país. O espaço possui um projeto arquitetônico padrão elaborado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. 

Segundo o ministro da Secretaria, Pepe Vargas, o local foi pensado para atender da melhor maneira possível as crianças e adolescentes e melhorar o trabalho dos conselheiros. O ministro afirmou que "Eles [os conselheiros tutelares] têm que lidar com casos complexos, casos que eventualmente envolvem abuso sexual, violência contra crianças e adolescentes, garantir os direitos das crianças e adolescentes que eventualmente sejam pessoas com deficiência, e envolve audiências, reuniões, ouvidas, acolhimento adequado. Então, é preciso que já na entrada do Conselho Tutelar tenha as condições adequadas para a equipe que faz o acolhimento, que tenha salas individualizadas para cada conselheiro tutelar poder fazer as audiências, as reuniões".

Além de Canaã dos Carajás, a Secretaria de Direitos Humanos formalizou convênios com outros três municípios para construção de novos Conselhos: Macapá, no Amapá, Fortaleza, no Ceará, e Campo Alegre, em Alagoas. 

O ministro Pepe Vargas explicou, ainda, que a política do governo para apoiar o trabalho dos conselheiros tutelares inclui ainda a entrega de equipamentos para as unidades em funcionamento. Mais de dois mil Conselhos já receberam. 

Para o ministro "e sse Conselho também já recebeu a doação dos equipamentos que nós fazemos aos Conselhos Tutelares: um veículo, computadores, impressora, refrigerador, bebedouro, enfim, para que eles tenham não só condições adequadas de trabalho, mas para que possam atender bem a população. Nós já atendemos praticamente metade dos Conselhos Tutelares brasileiros com esse kit de equipamentos e o Conselho Tutelar de Canaã dos Carajás agora também adequou o espaço físico".

Com informações EBC

Nenhum comentário: