9 de ago. de 2015

Juventude dos BRICS e a agricultura orgânica

Juventude dos BRICS e OCX se comprometem a desenvolver agricultura orgânica
Fórum internacional pautou políticas para a juventude em diversas áreas, como agricultura, empreendedorismo, educação e ciência.

Fórum internacional pautou políticas para a juventude em diversas áreas, como agricultura, empreendedorismo, educação e ciência. 

A juventude dos países dos BRICS formada por Brasil, Rússia, Índia e China e Africa do Sul e da Organização da Cooperação de Xangai (OCX) realizou dos dias 26 a 30 de julho, na cidade de Ufa, capital da República do Bashcudistão, um encontro para discutir a cooperação entre os jovens desses países em diversas áreas, com educação, empreendimentos, agricultura e ciência .A delegação brasileira foi formada por cinco pessoas vindas de entidades como MST, Central única dos Trabalhadores (CUT), União Nacional dos Estudantes (UNE), Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e o Grupo de Estudos dos BRICS da UNIP/CNPq. 

Durante as mesas de debates e reuniões com as delegações dos outros países, a delegação brasileira reconheceu a importância da cooperação multipolar entre os países dos BRICS, que se coloca como uma oposição à forma de poder unilateral representada pelos Estados Unidos, mas defendeu que esta cooperação não deve se restringir ao campo econômico, e sim ter como prioridade a justiça social e o bem estar das pessoas.

Nos debates e intervenções, os delegados da Une e ANPG sugeriram uma forma uma cooperação educacional, científica e tecnologica entre os países dos BRICS, além de um intercâmbio de conhecimento, professores e estudantes entre as universidades dos países.

A CUT, além de pautar o respeito aos direitos dos trabalhadores, apontou a economia solidária como forma de empreendedorismo juvenil a ser seguido, enquanto que o MST defendeu a agroecologia, modelos alternativos ao agronegócio de produção no campo e a troca de experiência entre os países para desenvolver esses modelos. 

Em relação à agricultura, as delegações da Índia, África do Sul e Rússia também apontaram que existem experiências de produção comunitária e de alimentos livres de agrotóxicos em seus países, e que isso deve ser reforçado pela cooperação entre a juventude. 

Na resolução final do encontro, dentre outras propostas de cooperação, as delegações presentes se comprometeram a “desenvolver a agricultura orgância e estabelecer propostas para resolver o problema da segurança alimentar através da juventude dos BRICS e países da OCX”.

Por José Coutinho Júnior
Da Página do MST

2 comentários:

Esmeralda disse...


Olá, parabéns pelo Blog!
Sou da empresa Gramas Primavera, conte conosco para informações sobre:
Grama natural
Grama Esmeralda
Gramas para paisagismo
Como plantar grama
Grama preço m2
Venda de grama
Comprar grama
Grama Esmeralda
Grama Batatais
Grama São Carlos
Grama Bermudas
Gramas para Jardim
Um grande abraço!
Cordialmente, Vera Lucia.

João Paulo disse...

Parabéns, ótimo post. Trabalho com grama natural (Esmeralda e São Carlos) e se alguém se interessa segue o meu contato. Obrigado desde já.

Compre Grama - Comércio e Plantio de grama Esmeralda

Grama Esmeralda

Grama São Carlos

Grama para jardim

Grama em