3 de set. de 2015

Vigilantes podem entrar em greve em todo o país

Com a expectativa do fim da jornada de trabalho 12x36, os vigilantes ameaçam entrar em greve em todo território nacional

De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

Em uma reunião realizada nesta quinta-feira (03), em Salvador, a diretoria da Confederação Nacional dos Vigilantes, CNTV, decidiu decretar uma greve geral no Brasil caso os empresários do setor decidam pelo fim da jornada de trabalho 12x36.

A jornada é permitida desde que, prevista em lei ou ajustada mediante acordo coletivo de trabalho ou convenção coletiva de trabalho, assim com prevê a súmula 444 do Tribunal Superior do Trabalho, TST, que por tratar-se de uma jornada exaustiva, caberá um adicional 12x36 àqueles que trabalharem neste regime de escala.

Quanto ao intervalo para o período de almoço, ou intervalo “intra jornada”, é certo que prevalece o que determina a Consolidação das Leis do Trabalho, CLT, em seu artigo 71 que é de 1 a 2 horas visto que a lei é clara em dizer que o período será de no mínimo de 1 hora e que não poderá exceder à 2 horas.

O trabalhador em regime de 12x36 tem ainda como um direito receber em dobro quanto aos feriados trabalhados, desde que trabalhe em seu dia de folga visto que se trata de uma escala de revezamento.

A Assessoria do deputado distrital, Chico Vigilante, PT, divulgou uma nota de esclarecimento sobre o assunto

Confira a íntegra da nota:

Greve Geral dos Vigilantes em defesa da jornada 12x36h
A diretoria da Confederação Nacional dos Vigilantes, reunida nesta quinta-feira (3), em Salvador, resolveu decretar Greve Geral a favor da luta por um direito já conquistado pelos vigilantes, mas que os patrões querem acabar. Trata-se da jornada 12x36h. 

Para Chico Vigilante, a jornada 12x36h é uma conquista do sangue e do suor dos trabalhadores. Neste contexto, o aumento desta jornada é inegociável, frente as novas negociações com o patronato. 
Como resolução da reunião, a CNTV proíbe todos os seus Sindicatos filiados de discutir em mesa de negociação qualquer alteração na jornada já conquistada. 

Chico Vigilante também garantiu que se o patronato quiser mexer na jornada 12x36h, uma Greve Geral Nacional será decretada imediatamente. 

Nenhum comentário: