24 de jan. de 2016

Por que uma imagem é considerada racismo e a outra não?

POR QUE UMA IMAGEM É CONSIDERADA RACISMO, E A OUTRA NÃO?
Bom, sei que muitas pessoas se fizeram essa pergunta, por isso tentarei respondê-la mesmo não sendo um especialista no tema. 
Antes de começarmos a nossa análise, precisamos saber de 2 coisas (a 2ª é o complemento da 1ª):

1ª / Não podemos analisar problemas sociais fora do contexto social.

2ª / A linguagem (toda forma de linguagem) não é uma entidade mística que sobrevive sem a sociedade, logo não podemos avaliá-las separadamente.

COMO VOCÊ ENXERGA AS IMAGENS?
A imagem 2, ao contrário da imagem 1, fortalece um estereótipo.
Esse estereótipo pregado pela imagem 2 é utilizado como ferramenta de opressão na nossa sociedade, nessa é comum ouvir o seguinte discurso “Negro do cabelo ruim”, “Cabeça de bombril”, já a imagem 1 não fortalece nenhum estereótipo (pelo menos não na cultura que estamos inseridos).

POR QUE ESSE ESTEREÓTIPO INCOMODA TANTO?
Incomodam porque é através dele que se perpetua o racismo, no Brasil como sabemos o povo negro foi escravizado e essa linguagem era utilizada (e ainda é) como forma de diminuir o indivíduo.
Essa ideia que fora do nosso contexto social parece “bem-humorada” prega uma estética baseada na superioridade branca, onde o negro tem “cabelo ruim”.

MAS VOCÊ ESTÁ UTILIZANDO DE DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS!
Não, pois embora o peso da linguagem seja o mesmo, o peso social não é, e já que não podemos separar a linguagem da sociedade, os pesos modificam o valor da linguagem.

Equipe Pense, é grátis
Por Gabriel Filipe

Nenhum comentário: