2 de fev de 2016

Segurança e alegria marcam o sucesso do Pré-Carnaval de São Luís

A Bandida rebola no Bloco da Imprensa e anima a multidão que tomou conta das ruas do centro histórico
A diversidade cultural, animação e segurança deram o tom no pré-Carnaval de São Luís. Nos quatro fins de semana da programação oficial organizada pelo Governo do Maranhão e a Prefeitura da capital os foliões se divertiram com atrações diversificadas e genuinamente maranhenses espalhadas em quatro pontos estratégicos do Centro Histórico da capital maranhense: Praça Nauro Machado, Casa do Maranhão, Canto da Faustina, Canto da Cultura, além de cortejos de blocos carnavalescos pelas Rua da Estrela, Rua Portugal e Rampa do Comércio. 
No último dia de prévias do ‘Carnaval de Todos’, sábado (30), as atrações começaram cedo, às 11h, para que todos pudessem aproveitar.

Por Raimundo Garrone

“Encerramos o pré-Carnaval com os objetivos atingidos, levando uma programação diversificada e com muita segurança para a população. E agora estamos preparando um dos melhores carnavais que o Maranhão já teve”, destacou o governador Flávio Dino.

No período de Pré-Carnaval, de nove a 30 de janeiro, apresentaram-se dezenas de atrações exclusivamente maranhenses em seis circuitos que atraíram brincantes para conferir de perto o que há de mais rico e diverso na cultural do Estado. “Ao investirmos também no carnaval, estamos contribuindo com a economia da folia, pois geramos muito emprego e renda, e também oferecendo uma programação segura e de qualidade para maranhenses e turistas”, pontuou o secretário interino de Cultura, Diego Galdino.

A superintendente de Ação e Difusão Cultural da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), Jô Brandão, avaliou o Pré-Carnaval ressaltando a riqueza de ritmos e a novidade de programação diurna, que possibilitou diversão para toda família. “São Luís é muito particular na diversidade carnavalesca com a presença forte do Tambor de Crioula, blocos tradicionais e alternativos e escolas de samba. A realização conjunta do evento, foi pautada na manutenção e preservação da diversidade cultural do Maranhão e em um espaço para diversão familiar”, disse.

Quem aproveitou a programação diurna para levar a criançada à diversão foi o servente de obras, Antônio Souza, morador do bairro Monte Castelo. Na tarde deste sábado (30), ele marcou presença no circuito da Casa do Maranhão acompanhado dos quatro sobrinhos. Souza elogiou as diversas opções da folia carnavalesca e o intenso policiamento local.

Outra foliona veterana nos carnavais da capital que brincou no Centro Histórico – Circuito Canto da Cultura, ao som de ‘Os Feras’ – foi a artista plástica e coreira Janete Fialho. Fantasiada de Carmem Miranda, Janete não perdeu o passo e aproveitou as batucadas, e caiu na dança ritmada pelo bloco. “Sou apaixonada pelo carnaval de São Luís, uma festa linda de muitas cores e brincadeiras” contou.

A temporada oficial de Carnaval será realizada de 5 a 9 de fevereiro com uma programação recheada com toda a riqueza e diversidade da cultura maranhense. Nos cinco dias de carnaval, 133 atrações carnavalescas tipicamente maranhenses percorrerão os quatro circuitos oficiais da folia. Estão inclusos na programação 37 Blocos Tradicionais, 12 Blocos Organizados, 10 Escolas de Samba, 13 Tribos de Índio, 11 Blocos Afro, 16 Blocos Alternativos, 30 grupos de Tambor de Crioula e quatro turmas de samba, além de bandas e artistas que farão shows solo.
Postar um comentário