23 de fev. de 2016

Tonico Pereira: "meu pau é arte"

Foto Divulgação
Tonico Pereira, revoltado com a Lei Rouanet, diz que vai recorrer à ela para repor a sua prótese peniana, afirmando que "meu pau é arte"

De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

O ator Tonico Pereira, que interpreta o Ascânio na novela global A Regra do Jogo, publicou um vídeo na última quarta-feira (17) onde ele engrossa o coro dos insatisfeitos com a Lei Rouanet.

No vídeo o ator diz que "considerando que a Lei Rouanet patrocina, de forma indireta, projetos artísticos, eu vou preparar o meu projeto para a reposição da minha prótese peniana. Porque eu acho, tenho certeza, que o meu pau é arte". O vídeo está com quase 20 mil visualizações e centenas de comentários.

A Lei Rouanet foi criada em 1991 que tem por finalidade instituir políticas públicas para fomentar a cultura nacional. Em tese, viria a proteger e valoriza as expressões culturais da nação.

O destaque da lei é possibilitar que empresas(6%) e cidadãos(4%) apliquem parte do seu imposto de renda em ações culturais. Só em 2008, esse repasse a cultura somou 1 bilhão de reais.

Os incentivos do governo federal à cultura somam 310 milhões de reais: R$30 milhões para a Funarte e R$280 milhões para a Lei Rouanet (porcentagem investida diretamente pela União), enquanto o incentivo fiscal deixa de adicionar aos cofres da união cerca de R$ 1 bilhão por ano (2009).

O problema é que, desde então, esta lei tem sido utilizada com outros propósitos, como o patrocínio de eventos gospel e mais recentemente foi anunciado que a cantora Claudia Leite receberia mais de R$ 300 milhões que bancariam a sua biografia, causando tamanha indignação nas redes sociais que fez a artista baiana desistir do projeto.

Como tem sido amplamente divulgado pela grande mídia, através da lei empresários podem criar empresas que captam verba pública com a finalidade de destinarem à cultura, depois desviando a verba. Como foi o que aconteceu com a Fundação Sarney, que recebeu verba da Petrobrás para repassar a empresas fantasmas.

Se a moda que o ator parece ter lançado pegar, o mercado de próteses penianas tem tudo para ser muito promissor, afinal a impressão que se tem é que o real conceito de cultura, não é muito bem interpretado no Brasil.

Confira o vídeo:



Artístico
Publicado por Tonico Pereira em Segunda, 22 de fevereiro de 2016

Nenhum comentário: