11 de fev. de 2016

Transparência do GDF está desatualizada

Foto Joaquim Dantas
GDF: Transparência zero
Foto Joaquim Dantas
Transparência só por 10 meses. Informações do Siga Brasília estão desatualizadas desde outubro de 2015
Portal lançado pelo governador Rollemberg para prestar contas mensalmente ao cidadão sobre como o dinheiro público é utilizado passa por manutenção há quatro meses

A ideia de dotar de transparência as despesas e as receitas do Governo do Distrito Federal de forma simplificada funcionou bem apenas por alguns meses. Lançado em junho de 2015, o aplicativo Siga Brasília deu publicidade aos salários dos servidores e a outros gastos de dinheiro público, mas a ferramenta está desatualizada desde outubro de 2015. Desde então, o portal não é abastecido com novas informações. 

O objetivo do site www.sigabrasilia.df.gov.br, de acordo com o próprio portal oficial do GDF, era atualizar e publicar “os dados sobre receitas e despesas e a escala da saúde diariamente. Já a remuneração dos servidores, mensalmente”.

Assim, o cidadão poderia acompanhar todos os gastos do governo por data, órgão e região, além de conferir quanto os servidores receberam por mês. Mas quem procura essas informações vai encontrar um portal em descompasso com a era digital.

O aplicativo foi lançado com pompa, em evento grandioso no Cine Brasília. Na ocasião, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) fez questão de destacar que o Distrito Federal seria a primeira unidade da Federação a ter uma ferramenta com informações do Portal da Transparência.

Chegou a dizer, na época, que criar mecanismos para o engajamento dos cidadãos no controle dos atos públicos fazia parte do seu plano de governo: “O Siga Brasília é apenas um dos passos para reforçar esse propósito”.

Para o especialista em finanças públicas Raul Velloso, o prejuízo para a população é não ter a informação sistematizada sobre o que o GDF está fazendo. “Prejudica a transparência na medida em que os dados não estão disponíveis. A esperança é que voltem rapidamente”, afirmou.

Em atualização
Por meio de nota, a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) informou ao Metrópoles que “está atualizando os dados referentes aos salários dos servidores, que são inseridos no aplicativo Siga Brasília.”

“As atualizações foram pedidas pela Controladoria-Geral do Distrito Federal e devem ser concluídas até o fim da próxima semana. São alterações de códigos no sistema que visam ao seu aprimoramento”, diz o documento.

Já a Controladoria-Geral do DF esclareceu que aguarda a atualização dos dados por parte da Seplag. Segundo o órgão, assim que a secretaria efetuar o procedimento, “as informações estarão disponíveis no Siga Brasília imediatamente”.

Do Portal Metrópoles

Nenhum comentário: