17 de mar. de 2016

Lula terá papel protagonista no enfrentamento da crise

Foto Joaquim Dantas
Foto Joaquim Dantas
Ex-presidente assume a Casa Civil. Expectativa é tentar recompor a base do governo para barrar as manobras no Congresso.

Por: Christiane Peres
no pcdobnacamara.org.br

Depois de muita especulação e negociação, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aceitou nesta quarta-feira (16) o convite da presidente Dilma Rousseff para assumir a Casa Civil. A Pasta era até então chefiada por Jaques Wagner, que agora, passa a ser chefe de gabinete de Dilma.

A informação, confirmada primeiramente pelos petistas Afonso Florence e José Guimarães e depois por nota do Palácio do Planalto, foi comemorada pelos comunistas. Para o líder do PCdoB na Câmara, deputado Daniel Almeida (BA), Lula chega para reforçar o governo e recompor a base aliada para barrar manobras no Congresso.

“Nós saudamos a vinda de Lula para este papel protagonista no enfrentamento da crise política e econômica. Lula tem essa reconhecida capacidade de se articular no ambiente político, emprestar uma extraordinária credibilidade nas ações políticas que desenvolve, tem interlocução em amplos setores da sociedade e no Parlamento, além do ambiente empresarial. Ele traz confiança para a superação da crise”, afirma o parlamentar.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) considera que a decisão foi acertada para que saídas políticas sejam construídas e o país não fique refém “de uma campanha golpista para destruir um projeto que está sendo bem sucedido há anos”.

Do Plenário da Câmara, onde a informação repercutia entre oposição e situação, o deputado Wadson Ribeiro (PCdoB-MG) constatou o frisson do anúncio. “A oposição está desesperada, porque sabe que a vinda do ex-presidente Lula para o governo é um caminho importante para que a gente possa estancar a crise”, diz.

Para o vice-líder do governo, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), a reação da oposição "revela o medo de que o Brasil volte a viver dias melhores".

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) enfatizou que Lula “realizou dois governos que fizeram história no Brasil. Preparou e instruiu todo o processo de inclusão social que temos vivido nesses anos. Espero que ele possa minimizar os rigores da crise econômica, que aqui no Brasil é amplificada com as lentes da política, e que o país volte a crescer”.

Em entrevista coletiva no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff anunciou a chegada de Lula ao seu governo. Segundo ela, a experiência do ex-presidente e seu profundo conhecimento sobre as necessidades do país serão essenciais para a superação deste momento. "No meu governo, Lula terá os poderes necessários para ajudar o Brasil a sair dessa crise. Seu compromisso com políticas estratégicas para que tenhamos o desenvolvimento do nosso país será fundamental. Essa experiencia dele será um grande ganho para meu governo."


Nenhum comentário: