21 de nov de 2016

Dia da Consciência Negra é comemorado no Gama

Foto Joaquim Dantas
Foto Joaquim Dantas
O Espaço Semente recebeu um animado grupo para comemorar o Dia dsa Consciência Negra no Gama
Do Gama
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

O domingo (20/11) foi de muita festa, música, poesia e alegria no Gama. O Dia da Consciência Negra foi celebrado no Espaço Semente por um animado grupo na "Festa das Consciências, que cantou e dançou ao ritmo de samba de raiz e de autores consagrados como Chico Cesar.

Vários músicos e poetas participaram do evento, como Jairo Mendonça, Cleison Batah, Manoel Pretto, Cumpadi Ancelmo, entre outros. A atriz Jussy Nascimento fez um performance que arrancou entusiasmados aplausos. Quem também se apresentou e foi muito aplaudida foi a cantora Marina Andrade.

O Dia da Consciência Negra é comemorado no Brasil no dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares e simboliza a luta dos negros contra a escravidão. Zumbi morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo.

A data foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional. Contudo, somente a Lei 12.519 de 2011 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

Durante a comemoração, que começou às 12h e estendeu-se até às 19h, foi servida uma saborosa feijoada, que foi comercializada ao simbólico preço de R$ 10,00.

Ao longo das apresentações dos artistas aconteceram inúmeras intervenções, espontâneas, contra o governo golpista do usurpador Michel Temer e a palavra de ordem foi "Fora Temer".

O evento foi uma iniciativa da Frente Brasil Popular do Gama e protagonizado pelo PCdoB e PT do Gama. 

Apoiaram a Festa a Rasta de Sapato Produções, o Blog do Arretadinho, a Central das Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil, CTB, a União de Negros pela Igualdade, UNEGRO/DF e a Semente Cia de Teatro. 

O patrocínio foi do mandato do deputado distrital pelo PT, Chico Vigilante.

O registro fotográfico é de Joaquim Dantas Fotografia® e de Welber Lume®



Postar um comentário