3 de ago. de 2017

Quem pode receber o PIS 2017

O abono Salarial CAIXA será pago em 2017 somente aso trabalhadores que atenderem os critérios estabelecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego para o benefício. Fique atento, afinal não são todas as classes trabalhadoras que têm direito a esse benefício. Para receber o PIS 2017, o cidadão precisa:


  • Ter inscrição no PIS há mais de 5 anos. A inscrição no Programa é feita, na maioria dos casos, no momento em que se faz a carteira de trabalho;
  • Precisa ter trabalhado, no ano anterior, por pelo menos 30 dias com carteira assinada, para uma empresa privada;
  • A média de todos os seus salários, no ano anterior, não pode exceder 2 salários mínimos mensais;
  • A empresa para qual prestou serviço precisa ter, necessariamente, entregue a relação de trabalhadores (RAIS) ao Ministério do Trabalho e Emprego informando seu nome no quadro de funcionários.

Quem tem direito ao PIS 2017:
Considerando as condições acima, os trabalhadores que terão direito de receber o PIS 2017 serão, basicamente:


  • Trabalhadores e empregados da Indústria;
  • Trabalhadores do comércio e setor de serviços;
  • Trabalhadores rurais que tenham sido empregados em uma empresa agrícola;
  • Motoristas, estivadores, prestadores de serviço em geral que tenham trabalhado com carteira assinada para uma empresa.

Quem não tem direito ao PIS
Considerando ainda as regras estabelecidas acima, ficam impedidos de receber a bonificação do Abono Salarial PIS 2017 os seguintes trabalhadores:


  • Servidores Públicos – Esses têm direito ao PASEP 2017, outra modalidade de abono Salarial;
  • Trabalhadores autônomos;
  • Agricultores autônomos, ou vinculados a uma cooperativa sem caracterizar vínculo empregatício;
  • Qualquer trabalhador, de qualquer ramo, que receba mais de 2 salários mínimos mensais;
  • Empregadas domésticas – Mesmo as que possuírem carteira assinada, não podem receber o benefício, pois no caso das domésticas, prestam serviço a pessoa física, e não a uma empresa, portanto, não há informe ao Ministério do Trabalho e Emprego (RAIS) informando o empregado.

Qual o valor do Abono Salarial?
O valor do benefício é de 1 salário mínimo pago anualmente, independente da renda do trabalhador ou de quantos meses ele tenha trabalhado no ano anterior. As datas de pagamento do abono em 2017 serão distribuídas de acordo com a data de nascimento do trabalhador.

Quando o PIS 2017 será liberado?
As datas de pagamento do abono salarial 2017 serão estabelecidas através do Calendário PIS 2017. Esse calendário é divulgado normalmente em Maio de cada ano, pela Caixa Econômica Federal, e contém todas as datas de pagamento que serão feitas durante o ano.

O calendário com as datas de pagamento para o segundo semestre de 2017 já foi divulgado, e da mesma forma que o Calendário do PIS do ano anterior, nesse ano os pagamentos ocorrerão a partir de Julho e vão se estender até o mês de março do ano seguinte:

Tabela do PIS 2017/2018
Confira também o calendário de pagamento do PIS 2016-2017 abaixo e não perca o final do prazo para sacar o seu abono salarial.
Como sacar o Abono Salarial
O PIS 2017 poderá ser sacado em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, tendo em mãos o seu cartão do cidadão. O saque pode ser efetuado diretamente no caixa eletrônico. Caso você more longe de uma agência da Caixa Econômica, poderá efetuar também o saque em qualquer lotérica ou posto de atendimento do Caixa Aqui.

Fonte http://pis.pro.br/

Nenhum comentário: