26 de jun. de 2020

Não tem jeito, temos que falar com o povo, em sua língua

Joaquim Dantas - Acervo pessoal
Não tem jeito, temos que falar com o povo, em sua língua

A grande massa, os desavisados, os que são invisíveis para a elite, tem mais dificuldade de analisar o contexto sócio-político por si próprios. Para eles, os invisíveis, é mais "fácil" acreditar no que já foi pensado pela elite. Lembram da origem da expressão "manga com leite mata", originária da época da casa grande e senzala? É mais ou menos por aí, neste aspecto nada mudou desde aquele tempo...

Do Gama 
Joaquim Dantas 
Para o Blog do Arretadinho

A grande massa tem esse comportamento não é porque é burra não, muito pelo contrário, o problema é que essa imensidão de gente tem tantas necessidades básicas e diárias para solucionar, que é mais fácil pensar e acreditar no que já foi pensado pela elite, porque assim passa a ser um "problema" (pensar por si só) a menos.

Para os invisíveis analisar sozinhos a política no Brasil, é muito menos importante do que a preocupação se vão ter como comprar pão e leite para os filhos no dia seguinte, pensar sobre política não tem a menor importância diante da terceira conta de luz que chegou em sua casa sem que as duas contas anteriores tenham sido pagas, por essas e outras acreditam em qualquer coisa que seja dita.

A principal diferença, no que diz respeito a comunicação, entre a casa grande e a senzala para os dias atuais, chama-se internet e redes sociais que, em segundos, pode e leva informações falsas mundo à fora.

Outra diferença na comunicação entre essas épocas citadas, chama-se grande mídia que, por pura perversidade, deturpam confundem e, na maioria das vezes, mente sobre os fatos.

No caso da mídia, vejamos um exemplo recente: a Rede Globo noticiou uma investigação da Polícia Federal que encontrou INDÍCIOS (não encontrou PROVAS) de corrupção de um ex-ministro da estatal Eletronuclear, enfatizando que o investigado exerceu o cargo durante o governo LULA...

Na mesma matéria a TV Globo informou que a FILHA do investigado teve a prisão preventiva decretada (por tempo indeterminado) por SUPOSTO envolvimento nos SUPOSTOS atos de corrupção na Eletronuclear à época em que seu pai era MINISTRO DO GOVERNO LULA. 

Diante de uma pandemia que já contaminou mais de 1 milhão de brasileiros e levou à óbito mais de 50 mil pessoas, enquanto não temos um ministro da Saúde há mais de um mês e o ministério é comandado por um interino militar sem nenhum histórico de atuação na área da Saúde, a TV Globo coloca no ar, por quase 10 minutos, uma matéria sobre uma investigação da PF de um ex-ministro do governo LULA.

Se eu sou um invisível da elite, provavelmente desempregado e atolado em dívidas, ao assistir essa matéria sobre SUPOSTOS atos de corrupção praticados há mais de 12 anos e entre tantos nomes citados, qual será o nome que vai ficar na minha cabeça que esteve envolvido nesse caso de corrupção na Eletronuclear, mesmo sem ser citado como investigado? Se você adivinhar te pago uma cerveja no Bar do Barriga.

Cumprindo o meu papel de resguardar-me e aos outros, durante essa pandemia, estava eu em meu isolamento hoje aqui em casa, quando alguém bateu no portão e gritou: "leitura da luz".

Ao abrir o portão deparei-me com um jovem negro, funcionário da da empresa de energia, que percorre casa por casa uma vez por mês para fazer a leitura do consumo de energia elétrica de cada unidade residencial.

Ao entrar, o jovem muito simpático, puxou um breve diálogo comigo:

-ELE: boa tarde,como vai o senhor?

-EU: na medida do possível está tudo bem, além da porcaria desse vírus ainda temos que aguentar um Presidente da República irresponsável, que ele e os filhos estão atolados até o pescoço com corrupção e não faz nada pelo povo menos favorecido, só beneficia aos ricos.

-ELE: pois é doutor, pra mim e pra minha família o Lula foi o melhor presidente que já tivemos, por isso votamos na Dilma duas vezes, mas votei no Bolsonaro porque o pastor da minha igreja, poucos dias antes da eleição,me disse que, se o Haddad ganhasse, iria distribuir mamadeiras de piroca para as crianças nas creches públicas.

-EU: caramba amigo, você acreditou nisso?

-ELE: pois é doutor, na época eu tinha filho na creche e o pastor falou com todos os homens da igreja e eu acreditava no pastor, na hora eu fiquei desesperado e mudamos nosso voto em casa.

-EU: você disse que "acreditava" no pastor, não acredita mais?

-ELE: Pois é, tive dois grandes arrependimentos: ter acreditado no pastor e ter votado nesse infeliz do Bolsonaro, mudei até de igreja. O problema é que só caiu a minha ficha de que essa história de mamadeira de piroca era uma mentira absurda, depois das eleições.

-EU: É, amigo, não devemos acreditar de cara no que as pessoas nos dizem, principalmente sobre política. O melhor a fazer é pesquisar, conversar com outras pessoas. Para você ter uma ideia eu tenho um amigo que é motorista de aplicativo e recentemente levou uma senhora para uma consulta em uma clínica no Plano Piloto. O meu amigo usava máscara e a mulher começou a falar que "esse negócio de usar máscara é bobagem", que o corona vírus não era perigoso. Educadamente o meu amigo retrucou dizendo que ela estava equivocada, que a covid-19 era uma doença muito perigosa, tão perigosa que já matou mais de 50 nil pessoas no país etc...etc...etc... Mas a mulher insistia que não havia perigo algum, inclusive ela disse que já pegou o vírus três vezes e não aconteceu nada com ela, porque ela recebeu uma mensagem no WatsApp dizendo que "remédio de rato" imuniza a pessoa contra o vírus, ela disse que tomou o "remédio de rato", pegou o vírus três vezes e não teve nada porque estava imunizada. Perplexo com o relato da passageira, o meu amigo fez uma provocação à mulher: "então por que o governo não divulga isso para proteger a população?" Foi então que a mulher respondeu que o "governo não divulga porque o remédio de rato custa R$ 5,00 e o governo quer que o povo compre remédios caros para eles (o governo) ganharem mais dinheiro. Completamente emudecido o meu amigo encostou o carro na porta da clínica que era o destino da passageira e quase sem voz falou: "pronto senhora, chegamos". Quando ela ia descer do carro deu-se conta que estava sem máscara e que sem ela não poderia entrar na clínica. Gentilmente o meu amigo ofereceu a ela uma máscara nova, devidamente embalada e que nunca tinha sido usada. A passageira agradeceu a gentileza mas, quando tirou a máscara da embalagem, percebeu que a mesma tinha a logomarca de uma entidade sindical filiada a CUT. Segundo o meu amigo a mulher ficou possessa e muito alterada, disse ao meu amigo: "tá explicado porque você defende essa safadeza toda, você é de esquerda", retirando-se do carro e batendo a porta do veículo com força.

_ELE; é desse jeito mesmo doutor, as pessoas acreditam nas maluquices desse presidente e estão ficando doidas também. Imagina só, remédio de rato curar o corona, Deus me livre! Mas eu aprendi a lição e não vou mais em qualquer pilha que me dão não. Valeu pelo papo mas tenho que ir, até o mês que vem, boa tarde pro senhor.

-EU: vai na fé mano! 

Acredito que muitos de nós, progressistas, não estamos só em isolamento social por conta da pandemia. Acredito que muitos de nós estamos mesmo é enclausurados ideologicamente diante de um movimento fascista que está circulando com certa facilidade entre nós.

Pensem o que quiserem mas reflitamos e deixemos de fazer o que Zé Geraldo diz em uma de suas canções: "tudo isso acontecendo e eu aqui na praça dando milho aos pombos".

#sóacho

Nenhum comentário: