14 de jul. de 2020

Cachorro treinado que ataca alguém tá perdoado, policial não

Se os casos de abuso de autoridade da polícia já eram muitos, depois que o Bolsonaro assumiu o poder esses casos estão se multiplicando de forma assustadora

Do Gama
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

O Brasil é um país racista até a alma, todo mundo sabe disso e a ação policial nas ruas, na maioria das vezes, coloca em uso essa prática abominável, embora seja uma prática secular.

Em uma abordagem recentemente feita pela Polícia Militar de São Paulo em um bairro popular da capital paulista, uma mulher negra, comerciante local, foi barbaramente torturada por um policial que, contrariamente do que foi divulgado pela imprensa nacional, estava descontrolado.

Como é que uma pessoa descontrolada fica sobre o pescoço de uma mulher imobilizada, com a tíbia fraturada por esse policial, na maior tranquilidade do mundo? Descontrolado ele estaria se sacasse sua arma e atirasse a torto e a direito.

E qual foi o crime que esta mulher NEGRA cometeu para ser espancada barbaramente? Ela foi pedir para esses mesmos policiais pararem de agredir um jovem que estava com o som do seu carro alto em frente ao bar dela.

Será que se a dona do bar fosse uma loira decotada e peituda, com um short bem curtinho, a ação dos policiais teria sido a mesma? DUVIDO!!!

O problema é que a maioria das pessoas no Brasil, principalmente a Polícia Militar, associam a cor da pela à conduta do indivíduo. As pessoas negras são tratadas de forma diferenciada, desde sempre, no Brasil, são tratadas como se estivessem cometido ou pré-dispostas a cometer algum tipo de delito. 

O canal de TV CNN, entrevistou um oficial aposentado da Polícia Militar que, de uma forma geral, criticou a ação dos policiais mas, paralelamente, tentou justificar a atitude deles alegando o momento de pandemia que estamos vivendo, fato esse que pode levar a pessoa a perder o controle. Discordo com veemência!

Uma situação de pandemia pode levar o tiozinho do picolé ou qualquer outra pessoa a perder o controle, até um cachorro muito bem treinado pode perder o controle, mas um policial jamais!

Primeiro porque o Estado gastou muito dinheiro com o treinamento deste policial, segundo porque o policial tem a seu favor inúmeras ferramentas para impedi-lo que perca o controle como, por exemplo, o poder de polícia, o cassetete, a arma de choque e a própria arma de fogo mas, o que diferencia um policial de um cachorro bem treinado, é principalmente a capacidade de raciocínio. 

Por que este policial não perde o controle quando aborda um branco em Higienópolis ou em qualquer bairro rico do Brasil? Por isso que até um cachorro bem treinado deve ser perdoado se perderder o controle, mas um policial não!

Nenhum comentário: