17 de jul. de 2020

SALA MEDIEVAL: O CURIOSO CASO DO CASAL QUE ENCONTROU UM POÇO DA IDADE MÉDIA DENTRO DE CASA

Colin e a esposa observam o profundo poço medieval - Divulgação/BBC News/30.08.2012
Enquanto realizava uma reforma no principal cômodo da casa, os ingleses se depararam com um pedaço da história no chão — mas a descoberta foi impedida pela esposa por 24 anos

WALLACY FERRARI em Aventura na História

Em 2012, Colin Steer, na época com 61 anos, tinha finalmente a oportunidade de matar uma de suas maiores curiosidades; toda vez que passava pela sala de casa, notava um ecoante oco no chão, próximo ao sofá. Aquilo não apenas encheu o homem de dúvidas em relação ao estado de sua casa, mas o entusiasmou para a descoberta — impedida por 24 anos.

Quando adquiriu a residência em 1988, realizou uma pequena reforma para deixar a casa como o casal queria. Quando instalava o carpete na sala, entretanto, notou um estranho buraco, mas foi impedido de explorar o mesmo pela esposa Vanessa, que alegou que a casa deveria ficar bonita e funcional o mais rápido possível.

Vanessa obrigou o marido a tapar o buraco com massa e continuar a colocação do carpete, visto que os três filhos do casal ainda eram crianças e poderiam se machucar com o desnível. Colin acatou, mas implorou ao longo de anos para desbravar a curiosa parte da casa, tendo finalmente acesso após conquistar sua aposentadoria. Durante uma tarde de tédio no sofá, o inglês buscou ferramentas; e acabou se surpreendendo.

Colin desmonta estrutura criada para tapar o poço na sala / Crédito: Divulgação/BBC News/30.08.2012
Buraco vitoriano

Após ver a abertura repleta de barro, Colin notou que tratava-se de um poço, cavado antes da aquisição da residência. Com a ajuda de um amigo no bairro, o aposentado passou três dias limpando o espaço, inicialmente com o auxílio de uma pá simples, mas, ao longo dos dias, teve que usar um balde enquanto descia suspenso por uma corda.

Após limpar o poço em 1,5 metro, ainda no primeiro dia, houve a primeira descoberta: uma espada velha, em um péssimo estado de conservação, mas identificável pelo formato. Foi o suficiente para deixar Steer ainda mais motivado para novas buscas. O homem foi até o limite de sua capacidade física, escavando o poço de 30 centímetros de largura até os 15 metros de profundidade.

Sem a possibilidade de prosseguir na descida, o homem instalou um sistema de iluminação improvisado, com luzes natalinas, e convocou a imprensa para solicitar auxílio na empreitada, buscando mais pessoas para escavar e especialistas para avaliar do que se tratava o poço e a espada encontrada.

Colin observa a profundidade do poço aberto / Crédito: Divulgação/BBC News/30.08.2012
A descoberta nacional

Amplamente divulgada pela imprensa, a descoberta chamou a atenção de arqueólogos, que analisaram a estrutura encontrada por Colin, concluindo que a mesma foi feita durante o século 16, logo após o fim do período medieval, mas não puderam concluir o intuito ou a posição histórica do poço.

De acordo com mapas antigos, a região da residência, em Plymouth, não tinha casas construídas até o ano de 1895, posterior a data atribuída ao poço, o que leva os pesquisadores a acreditarem que a construção era apenas de um poço isolado na floresta, próximo de uma nascente com água de boa qualidade.

Steer brincou com a imprensa, afirmando que iniciou a escavação “em busca de um pote de ouro”, mas a recusa de Vanessa se manteve a mesma, 24 anos depois da primeira tentativa: “Eu odeio o poço. Mas suponho que seja uma característica e tanto. Quando vendermos a casa, espero que não seja um elefante branco na sala", disse a esposa em entrevista ao Daily Mail.

Nenhum comentário: