2 de mar. de 2011

Circuito cultural do DF



Exposições

Obras sensíveis ao toque atraem público para mostra de artista japonesa

Finalmente o Brasil recebe, pela primeira vez, mostra da artista japonesa contemporânea Mariko Mori, intitulada "Oneness", em cartaz, no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília (CCBB). A artista que hoje vive entre Tóquio e Nova Iorque é considerada um dos grandes nomes da arte em esfera mundial.
Mariko Mori utiliza o design e a arte de vanguarda para compor elementos de engenharia de ponta, interativos e de forte impacto físico e visual. A exposição apresenta dez trabalhos de alta complexidade tecnológica. Entre eles, "Oneness" (a obra que dá nome à exposição), que apresenta um círculo de seis figuras confeccionadas em technogel, que interagem ao toque do visitante.
A grande inspiração da artista é baseada no conceito budista de que todas as coisas do mundo estão conectadas. Em sua obra, Mori mescla temas opostos como religião e ciência, natureza e cultura, passado e futuro.

Serviço:

Mostra "Oneness", de Mariko Mori
Local: CCBB; Galerias 1 e 2, Sala Multiuso, Pavilhão de Vidro
Endereço: SCES, Trecho 2, lote 22
Horário de visitação: 9h às 21h
Entrada Franca
Contato: (61) 3310-7087
Site: http://www.bb.com.br/portalbb
Obs: O local só ficará fechado na terça-feira de carnaval.

Um mergulho na história dos Povos Indígenas

Exposição inédita de Rosa Gauditano apresenta retratos de 34 etnias espalhadas pelo País. A exposição apresenta diferentes aspectos das etnias indígenas de várias localidades do País. A artista retratou comunidades que quase não têm contato com o homem branco como a Zoro e Mati, que vivem isoladas na Amazônia, as comunidades indígenas Xavante e Guarani Kaiowá, localizados no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que têm proximidade com o homem. A mostra reúne 60 fotos coloridas, frutos do material fotográfico de Rosa, no período de 1989 a 2011, e é dividida por região geográfica.
Premiada por seus trabalhos com fotojornalismo na década de 1980 (Folha de São Paulo e Veja), Rosa Gauditano especializou-se em fotografia etnográfica. Suas obras ligados às culturas indígenas no Brasil lhe renderam a publicação de cinco livros: "Aldeias Guarani M`Bya na Cidade de São Paulo", 2006; “Raízes do Povo Xavante”, Ed. Studio R, São Paulo, 2003; “Festas de Fé", Ed. Metalivros, São Paulo, 2003; “Saltillo”, Instituto Municipal de Saltillo, México, 2001; “Índios, os Primeiros Habitantes”, Ed. Fotograma, 1998.

Serviço:

Mostra “Povos Indígenas no Brasil”, de Rosa Gauditano
Local: CAIXA Cultural Brasília - Galeria Piccola II
Endereço: SBS Qd. 4 lote 3/4, anexo do edifício Matriz da CAIXA
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Contato: (61) 3206-9448
Site: www.caixacultural.com.br
Agendamento de visitas monitoradas: (61)3206-9892 (de terça-feira a sexta-feira, de 9h às 12h e de 14h às 21h)
Entrada franca
Acesso para portadores de necessidades especiais

A gigante brincadeira de Darlan Rosa

O mineiro Darlan Rosa traz de volta as sensações mais vibrantes da infância. Em peças de aço, o artista desenvolveu elementos gigantes que lembram importantes componentes das brincadeiras de antigamente. As obras Navete, Lagarta, Colméia e Casulo permitem que o visitante se sinta em nave espacial ou frente a um escorregador em tamanho exageradamente divertido. Todas as peças são interativas e incrementadas com luzes e formas esféricas que conferem realidade à exposição.
Assim como outras obras de Darlan Rosa, este trabalho fará parte das atrações permanentes de Brasília. As peças podem ser visitadas no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), de terça a domingo, das 9h às 21h. A entrada é franca.
Além da obra Casulo, Rosa é responsável pelas esferas que enfeitam o Edifício da Organição Mudial do Trabalho, o Brasília Alvorada Hotel e outras do CCBB.

Serviço:

Local: Jardins do CCBB – Setor de Embaixadas Sul – SCES, Trecho 2, Lote 22
Data: Exposição permanente
Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 21h
Ingressos: Entrada franca
Informações: (61) 3310.7087

A contemporaneidade de Apo Fousek na Caixa Cultural

Reciclagem, natureza e criatividade são palavras-chave na exposição do paulista Apo Fousek. Em cartaz na Caixa Cultural de Brasília, de 4 de março a 17 de abril, o artista plástico mostra parte do material que produziu desde que manifestou o talento pela pintura, aos três anos. O arquivo inclui garrafas, camisetas, quadros e outros objetos.
Por se tratar de um resgate dos momentos do artista, a exposição leva o nome Apo Fousek – Dos 3 aos 100. O tema central das pinturas é surf, skates e tudo relacionado à natureza e à necessidade da boa convivência com todos os seres vivos. O artista é considerado uma das promessas da arte contemporânea e contabiliza apresentações na Argentina e nos Estados Unidos.

Serviço:

Local: Setor Bancário Sul - SBS, Quadra 03, Lote 34 – Asa Sul
Data: de 04/03/2011 a 17/04/2011
Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 21h
Ingressos: Entrada franca
Informações: (61) 3206-9448

O divertido carnaval com “Sete Belos”

Para quem gosta de uma boa comédia, o carnaval vai ser ainda mais divertido. A Companhia de Teatro Sete Belos, tradicional no Centro-Oeste, preparou uma maratona de apresentações, que vai do dia 4 a 8 de fevereiro. A programação contempla sucessos já conhecidos, como a peça “Qual é o seu pedido”, onde o público decide os rumos da trama. Também inclui a novidade “Terror- A Comédia”, cujo enredo é baseado no indicado ao Oscar “Do Terror à Comédia”.
Os espetáculos serão apresentados no Teatro dos Bancários - 314/ 315 sul, sempre às 20h00. A meia entrada custa R$ 25. Confira o cronograma:
04/03 (Sexta-feira) ——— “Stand Up ao Quadrado”
05/03 (Sábado)———— “A Fabulosa Comédia”
06/03 (Domingo)———— “Terror – A Comédia”
07/03 (Segunda-feira)—— “O Segredo Para o Sucesso”
08/03 (Terça-feira)———– “Qual o Seu Pedido?”

Serviço:

Festival de carnaval da Companhia Sete Belos
Local: Teatro dos Bancários
Endereço: 314/315 Sul
Horário: às 20 horas
Data: De 4 a 8 de fevereiro
Valor: R$ 25 meia entrada
Contato:.: (61) 3262 9090
Site: www.setebelos.com.br

Nenhum comentário: