3 de set. de 2011

Tribos indígenas do Brasil

1 - Arara
Nomes alternativos: Ajujure

Classificação lingüística: Caribe
População: 195 (1994 SIL & ISA-98)
Local: Pará em 2 aldeias
Os Arara ficaram famosos por sua belicosidade e pelos troféus que capturavam dos corpos dos inimigos - cabeças para flautas, colares de dentes e escalpos de face. Mas há muito tempo também que sua facilidade de interação com o mundo exterior, e mesmo para a incorporação de estranhos ao mundo nativo chama atenção para outros aspectos de seu modo de vida. A superposição virtual entre a paixão guerreira e a disposição constante para o estabelecimento de relações solidárias e generosas parece ter sido uma marca de um mundo Arara que hoje cede o passo às relações de contato com o mundo dos brancos.
As mulheres dessa tribo usam, como roupa, apenas uma espécie de cinto chamado uluri, feito de entrecasca de árvore. Se esse cinto se romper (por acaso), a mulher se sente desprotegida e nua. A presença deste cinto significa que a mulher não está sexualmente disponível, e a aproximação só acontece quando ela o retira. Alguns desses povos já estão extintos. Sua língua é a tupi. No ritual de transição entre a infância e a vida adulta, os meninos ficam reclusos na casa dos homens e têm que passar por sofrimentos físicos e dar provas de força. Embora não haja um espaço físico determinado, as meninas também têm que cumprir alguns rituais de passagem.


2 - Araweté

Nomes alternativos: Araueté
Classificação lingüística: Tupi-Guarani
População: 293 (em 2003)
Local: no Estado do Pará, próximo ao Igarapé Ipixuna, afluente do Xingu
Os Araweté são um povo tupi-guarani de caçadores e coletores da floresta de terra firme, que se deslocou há cerca de quarenta anos das cabeceiras do rio Bacajá, em direção ao rio Xingu, no Estado do Pará. O nome "Araweté", inventado por um sertanista da Funai, não significa nada na língua do grupo. O único termo que poderia ser considerado uma auto-denominação é bïde, que significa "nós", a "gente", os "seres humanos"


3 - ASHANINKA

Nomes alternativos: Kampa
Classificação lingüística: Arawak
População: 869 (CPI/Acre - 2004)
Local: Acre (Breu, Amônia e Alto Envira)
Os Ashaninka têm uma longa história de luta, repelindo os invasores desde a época do Império Incaico até a economia extrativista da borracha do século XIX e, particularmente entre os habitantes do lado brasileiro da fronteira, combatendo a exploração madeireira desde 1980 até hoje. Povo orgulhoso de sua cultura, movido por um sentimento agudo de liberdade, prontos a morrer para defender seu território, os Ashaninka não são simples objetos da história ocidental. É admirável sua capacidade de conciliar costumes e valores tradicionais com idéias e práticas do mundo dos brancos, tais como aquelas ligadas à sustentabilidade socioambiental.
Os ashaninkas são hoje, no Acre, a única tribo que possui tecelagem própria. Eles produzem cerca de 150 tipos de peças, como roupas e bolsas artesanais.


4  - ASURINÍ

Nomes alternativos: Asuriní do Trocará, Akuáwa-Asurini
Classificação lingüística: Da família Tupi-Guarani
População: Em 2001, eram 303
Local: Terra Indígena Trocará, a 24 quilômetros ao norte da sede do Município de Tucuruí, no Tocantins (PA)
Atividade predominante : Coletam mel e açaí, para comercializar em pequena escala em Tucuruí. Criam algumas cabeças de gado, mas apreciam a carne de caça como : anta, veado, caititu, cotia, macaco entre outras.
Curiosidade: A caça é uma atividade predominantemente masculina, porém, as mulheres também caçam.
Os Asuriní usam espingarda para caçar e anzóis na pesca, além de tarrafas e malhadeiras. Os Asuriní se autodenominam Akuáwa, que significa “ gente, nós” e habitam a Terra Indígena Trocará, com 21.722 hectares demarcados e homologados, localizados no município de Baião, em Tucuruí, no Pará. Pertencem à família lingüística Tupi-guarani, mas, atualmente, praticamente todos os Assuriní falam com fluência o português, principalmente jovens e crianças. No passado, formavam com o Povo Parakanã um grande grupo tupi e teriam como região de origem o Rio Xingu. Depois se deslocaram para leste ocupando as cabeceiras do Rio Pacajá e, mais tarde, as proximidades do Rio Trocará onde estão até hoje. Atualmente residem em uma única aldeia a cerca de três quilômetros da margem do Rio Tocantins. Eles adoram jogar futebol.
Rituais : Todos os anos realizam o cerimonial denominado Morohaitawa onde são formados novos xamãs. A preparação de um homem para o xamanismo começa quando ele é jovem participando das “festas do tabaco”. A atividade xamanística é intensa por isso todo homem assuriní é um pouco pajé. Eles consideram Mahira “nosso velho avô” como o criador dos serem humanos e responsável pela instauração da ordem na Terra, com poder de vida e morte sobre os humanos. Mahira também contribuiu para a Cultura transmitindo conhecimentos como cultivo da mandioca, confecção de flautas e músicas.


5 - Bororo

Nomes alternativos: Coxiponé, Araripoconé, Araés, Cuiabá, Coroados, Porrudos
Classificação lingüística: Bororo (Tronco Linguístico Macro-Jê)
População: 1.392 (Funasa - 2006)
Local: Mato Grosso
Atividade predominante : São tradicionais caçadores e coletores. Adaptaram-se à agricultura da qual extraem sua subsistência
Curiosidade : Dentro de cada clã há uma comunhão de bens culturais (nomes, cantos, pinturas, adornos, enfeites, seres da natureza) que só podem ser usados pelos membros desse determinado clã a não ser que este direito seja participado a outras pessoas em “pagamento” por favores recebidos. Habitam a região do planalto central de Mato Grosso e está distribuído em cinco Terras Indígenas demarcadas: Jarudore, Meruri, Tadarimana, Tereza Cristina e Perigara. Com uma história de muita resistência ao avanço das frentes e expansão de territórios, a “pacificação” com o povo Bororo ocorreu no final do século XIX. Destacam-se pela confecção de seus artesanatos de plumagem (cocar e braçadeiras em pena) e também pela pintura corporal em argila.
Rituais : Os Bororo praticam diversos rituais como a “Festa do Milho” para celebrar a colheita do cereal, um alimento importante na nutrição dos índios; “Furação de Orelha e Lábios”, além do Ritual do Funeral, uma celebração sagrada para todos que se consideram índio (Boe).
O funeral é o que mais chama atenção pela complexidade, podendo durar até dois meses. A morte de alguém pode provocar mudanças ou reforçar as alianças. Mas a tribo obedece a uma organização social rígida. São de língua tronco macro-jé, autodenominado boe. A aldeia é dividida em duas partes - exare e tugaregue - que, por sua vez, se subdividem em clãs com deveres muito bem definidos. Eles reconhecem a liderança de dois chefes hereditários que sempre pertencem à metade exare, conforme determinam seus mitos. Os antigos Bororo destribuíam-se por extensa região, compreendida entre a Bolívia, a Oeste, o rio Araguaia, o rio das Mortes, ao Norte, e o rio Taquari, ao Sul.


6 - Enawenê Nawê

Nomes alternativos: Eram conhecidos como Salumã, mas por meio dos vizinhos Pareci, em 1983, se descobriu a verdadeira denominação do grupo.
Classificação lingüística: família Aruák
População: 445 (Funasa - 2006)
Local: Aldeia próxima ao Rio Iquê, afluente do Rio Juruena, no nordeste do Mato Grosso
Atividade predominante : Pesca e coleta
Curiosidade : Tradicionalmente não consomem caça e não têm o hábito de caçar. O peixe é considerado alimento nobre, fundamental nos rituais e objeto de troca nas relações sociais e amorosas.
Vivem em uma região de vegetação variada, com cerrado e floresta tropical localizada no vale do afluente do Rio Juruena, a noroeste de Mato Grosso, município de Juína, Comodoro e Campo Novo dos Paresi. Vivem nesse território em uma única aldeia perto do Rio Iquê. Dificilmente os Enawenê-Nawê deixam suas aldeias para contato com os não-índios mantendo sua autonomia devido à localização geográfica privilegiada e até hoje não falam o português. Os produtos da coleta complementam a alimentação e servem de matéria-prima para enfeites, roupas e objetos. O mais importante é o mel misturado com água e consumido como refresco. Dentre os frutos, destacam-se castanha, buriti, bacaba e pequi. Também comem fungos (cogumelos selvagens), raízes, alguns tipos de insetos e de larvas. Cascas, raízes e folhas especiais são usadas como remédio.
Produzem sal vegetal de palmeiras e panelas de barro. Da palha do buriti confeccionam cordas, cestos, peneiras, raquetes para assar peixes, saias, enfeites de braços e cobrem casas. De madeiras especiais fazem canoas, bancos, remos, arcos, flechas, fogo. Fabricam também redes, saias e pulseiras de algodão. É um povo muito alegre e rico em diversidade musical e danças, bem como nas indumentárias que caracterizam sua peculiaridade.
Rituais : Os Enawenê-Nawê são muito espiritualistas sendo que suas atividades econômicas são orientadas pelo calendário ritual, pois acreditam que há um outro tipo de vida após a morte.


7 - Guarani

Nomes alternativos: Ava-Chiripa, Ava-Guarani, Xiripa, Tupi-Guarani
Classificação lingüística: Tupi-Guarani
População: É considerado um dos povos mais populosos no Brasil, com cerca de 27 mil índios
Local: Reserva Indígena do Rio Silveira, localizada em Boracéia, divisa entre Bertioga e São Sebastião. Mas, existem aldeias Guarani em diversos estados como : Mato Grosso, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Pará.
Atividade predominante : praticam a agricultura de subsistência plantando arroz, mandioca entre outros itens.
Curiosidade : as danças, cantos e rituais são direcionados ao Deus Tupã, pedindo proteção às pessoas e à natureza. Valorizam a preservação do meio ambiente.
Considerado um dos mais populosos povos indígenas no Brasil, foi um dos primeiros a manterem contato com os portugueses resistindo a qualquer imposição em sua cultura. Os Guarani foram os que mais resistiram e ainda resistem muito para manter seus costumes tradicionais como a língua, as danças e, principalmente as manifestações religiosas. Apesar do constante contato com os não-índios, eles mantêm suas características físicas pois muitas aldeias não admitem a miscigenação. São agricultores de subsistência plantando arroz, mandioca outros. Em muitas aldeias existem escolas onde o ensino é bilíngüe.
Há, contudo, entre os subgrupos Guarani-Ñandeva, Guarani-Kaiowa e Guarani-Mbya existentes no Brasil, diferenças nas formas lingüísticas, costumes, práticas rituais, organização política e social, orientação religiosa, assim como formas específicas de interpretar a realidade vivida e de interagir segundo as situações em sua história e em sua atualidade.


8 - JURUNA

Nomes alternativos: Yudjá, Yuruna
Classificação lingüística: Juruna
População: 362 (Funasa - 2006)
Local: Mato Grosso, Pará
Povo indígena cuja língua é a única representante viva da família Juruna, do tronco Tupi. Autodenominam-se Yudjá; o nome Juruna significa, em Tupi-Guarani, “bocas pretas”, porque a tatuagem características desses índios era uma linha que descia da raiz dos cabelos e circundava a boca. Na metade do século XIX tinham uma população estimada em 2.000 índios, que viviam no baixo rio Xingu. Um grupo migrou mais para o alto do rio, hoje em território compreendido pelo Parque do Xingu (MT).
Segundo levantamento de médicos da Escola Paulista de Medicina, que prestam serviços de saúde aos índios do parque, em 1990 eram 132 pessoas. Alguns Juruna vivem dispersos na margem direita do médio e baixo rio Xingu, e há um grupo de 22 índios, segundo dados da Funai de 1990, que vive na Volta Grande do rio Xingu, numa pequena área indígena chamada Paquiçaba, no município de Senador José Porfírio, no sudeste do Pará.
Suas terras serão atingidas pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.



9 - KA'APOR

Nomes alternativos: Urubu, Kambõ, Urubu-Caápor, Urubu-Kaápor, Kaapor.
Auto-denominação: Ka'apor
Classificação lingüística: Tupi, Tupi-Guarani, Oyampi (VIII)
População: 991 (Funasa - 2006)
Local: Maranhão
10 aldeias espalhadas sobre 7168 km2. Há quatro aldeias grandes, Zê Gurupi, Ximbo Renda, Gurupi-una e Água Preta
Os primeiros encontros de paz dos Kaapor com os brasileiros ocorreram em 1928 em Canindé no rio Gurupi. Em 1928 era conhecido como Posto Indígena Pedro Dantas. Naquela época, o Posto se encontrava na ilha na frente do local atual de Canindé, do lado do Pará. Veja as três perspectivas sobre estes encontros neste website do Kaapor. Com a chegada de civilização os Kaapor se retiraram para a selva até que a reserva presente foi demarcada. A população estava estável com cerca de quinhentas pessoas por muitos anos. Houve um censo feito pelo chefe do Posto Canindé em 1968 e a população foi enumerada em um pouco mais de quinhentas pessoas. Naquela época, o chefe do posto foi a quase todas as aldeias e fez um censo. Mais um censo foi feito pelo chefe do Posto Turiaçu no final dos anos 70. Mais uma vez, foram enumerados em pouco mais de quinhentas pessoas. Desde então a distribuição de medicamentos por vários grupos ajudou a combater a mortalidade infantil, e também ajudou aos adultos a sobreviverem epidemias de gripe forte. Atualmente (2002) os Kaapor estão enumerados em cerca de oitocentas pessoas.
Uma característica interessante da língua Kaapor foi o desenvolvimento de uma língua de sinais entre eles. Existem vários surdos-mudos entre eles que são capazes de se comunicar com outros que não são surdos-mudos. O povo desenvolveu uma língua de sinais entre si (sistema de comunicação intra-tribal). Um surdo-mudo visitando uma aldeia distante tem capacidade de se comunicar com um membro de outra aldeia sem problema.
Uma outra característica interessante é sua elaborada cerimônia de nomeação, com muitos enfeites de pena. No dia de nomear o(s) filho(s), esperam o nascimento do sol, e enfrentando o sol nascente o padrinho escolhido dançará com uma criança em seus braços, tocando um apito feito do osso do pé do gavião-real. Diversas crianças podem ser nomeadas durante esta cerimônia. O padrinho e o pai da criança têm ornamentos feitos de penas tais como um capacete feita das penas da cauda do pássaro japu, uma peça nos lábios decorada com a pena da cauda da arara como base, brincos, pulseiras, e às vezes faixas no braço também. Esta cerimônia está precedida por uma noite de bebedeira onde consomem quantidades grandes de cerveja feita de beiju (purê de mandioca tostada em bolinhos redondos) de banana ou de caju. A língua Kaapor tem 14 consoantes e 6 vogais que são orais e podem ser nasais.


10 - Karajá

Outras denominações : Xambioá, Chamboa, Ynã, Caraiauna
Língua : Karajá, de origem lingüística Macro-Jê
População : 2.532 (Funasa - 2006)
Local: Goiás, Mato Grosso, Pará, Tocantins. Terra Indígena do Parque Nacional do Araguaia na Ilha do Bananal, Tocantins
Atividade predominante : A alimentação da comunidade é habitualmente retirada do Rio Araguaia e dos lagos. Apreciam alguns mamíferos e demostram especial predileção na captura de araras, jaburus.
Plantam : milho, banana, mandioca e melancia. Eles aproveitam também os frutos do cerrado, como o oiti e o pequi, e a coleta do mel silvestre.
Curiosidade : Os Karajá preferem a monogamia e o divórcio é censurado pelo grupo. Se a infidelidade do homem casado se torna pública, os parentes masculinos da mulher abandonada batem no homem infrator perante toda a aldeia, numa grande ação dramática, que pode tomar proporções maiores com o acirramento de ânimos entre os grupos domésticos envolvidos, resultando inclusive em queima da casa da família do marido infrator. Os Karajá possuem íntima relação com o Rio Araguaia que é fonte de sua subsistência. Segundo o mito da criação, os Karajá saíram do fundo desse rio e ocuparam as terras perto das margens. Guardam muitas tradições demonstradas em cantos e festas. Uma de suas características é a diferenciação entre a fala das mulheres e crianças e a dos homens, feitas através de fonemas e expressões específicas. São muito ricos na fabricação de seu artesanato “ aôrity” e dos adornos “ isiywidyna”. Destacam-se pelas plumagens, cestarias e cerâmicas.
Rituais : Os rituais praticados são demonstrados pelos cantos como a “Festa do Hetohoky”, “Casa Grande” e também estão inseridos nas danças e lutas corporais “ ijesu” onde principalmente os homens jovens usam a oportunidade para demonstrar força e coragem. Outra festa é a do “Aruanã” em homenagem ao peixe da região que eles crêem proteger a todos os Karajá.


11 - AVÁ - CANOEIRO

Nomes alternativos: Canoeiro, Cara-Preta, Carijó
Classificação lingüística: Tupi-guarani
População: 16 (Funasa - 2006)
Local: Goiás, Minas Gerais, Tocantins
Povo de língua da família Tupi-Guarani que vivia entre os rios Formoso e Javarés, em Goiás. Em 1973, um grupo foi contatado. Foram pegos "a laço" por uma equipe chefiada por Apoena Meireles, e transferidos para o Parque Indígena do Araguaia (Iha do Bananal) e colocados ao lado de seus maiores inimigos históricos, os Javaé.
Parte da área indígena Avá-Canoeiro, identificada em 1994 com 38.000 ha, nos municípios de Minaçu e Cavalcante em Goiás, está sendo alagada pela hidrelétrica Serra da Mesa, no rio Maranhão.

Fonte: arara.fr

Um comentário:

Dayse disse...

Excelente. Vou indicar aos alunos para pesquisa ! Parabéns!