16 de out. de 2012

Descontrolado, Serra agride na CBN


Descontrolado, Serra agride na CBN

Por Altamiro Borges

Segundo fontes seguras, pesquisas internas do PSDB indicam que José Serra caminha para uma fragorosa derrota no segundo turno da eleição paulistana. Isto talvez explique a irritação cada vez maior do irritadiço candidato tucano. Hoje pela manhã, num programa da Rádio CBN, Serra voltou a se descontrolar e partiu para cima do jornalista Kennedy Alencar. A Rede Globo, dona da emissora que “toca notícia”, preferiu não dar maior repercussão ao caso, que poderia prejudicar o candidato apoiado pela "famiglia" Marinho.
Kennedy Alencar fez uma pergunta óbvia, sobre o chamado “kit gay” – que tem sido explorado à exaustão pelo tucano e pelo “pastor” Silas Malafaia. Ele lembrou a semelhança entre o material do Ministério da Educação e o distribuído nas escolas paulistas em 2009, quando Serra era governador, e observou que Malafaia representa a “direita intolerante, que diz que a homossexualidade é doença”. Ao final, Alencar perguntou: “É uma contradição por conveniência eleitoral ou o senhor se tornou um político conservador”?
A reação do tucano, conhecido por hostilizar jornalistas e pedir aos patrões a demissão de repórteres inconvenientes, foi imediata. Ele não respondeu a pergunta e repetiu várias vezes: “Você leu a cartilha do estado?”. Depois, ele atacou: “De duas uma: se você leu, está mentindo. Se você não leu, eu até aceito, porque o que está falando é mentira”. Ao final, Serra ainda insinuou que o jornalista apoiaria Fernando Haddad. “Mais modéstia, você está na CBN, não pode fazer campanha eleitoral aqui na CBN… Eu sei que você tem um candidato. Modere. Você que é um jornalista tem que ser mais comportado”.
Apesar do constrangimento, a entrevista prosseguiu sem a presença de Kennedy Alencar. O irritadiço tucano ainda voltou a se ouriçar com outras perguntas. Questionado sobre as pesquisas que apontam a vantagem do petista, Serra esbravejou que “tudo o que elas previram ao longo do primeiro turno, erraram”. Ele também criticou os critérios do estudo da ONG Nossa São Paulo, que mostra o não cumprimento da maior parte das metas de Gilberto Kassab (PSD) na prefeitura. O tucano deveria tomar uns calmantes!

Nenhum comentário: