28 de out. de 2012

Mulheres importantes

Mulheres importantes

Joaquim Dantas
De Brasília
Para o Blog do Arretadinho

Pouco se fala de algumas mulheres que tiveram papel importante, no campo da ciência, mundo afora. O Blog do Arretadinho cita algumas dessas mulheres cientistas, matemáticas e empresárias, que deram uma contribuição importante ao mundo da ciência.

*Ada Byron King, a condessa de Lovelace, foi uma das poucas mulheres a figurar na história do processamento de dados. Nasceu em Londres, no dia 10 de Dezembro de 1815. O seu nome de batismo foi Augusta Ada King, Lady Lovelace para a posteridade. O seu pai era Lord Byron, um poeta muito famoso, e sua mãe era Anne Isabelle Milbanke, da qual adquiriu o amor pela Matemática.
Seu pai deixou sua mãe um mês após seu nascimento e deixou a Inglaterra quatro meses depois, morrendo em 1823 na Grécia, sem nunca ter visto a filha. Herdeira de grande fortuna, sua mãe não queria que sua filha fosse poeta como o pai e procurou dar-lhe uma educação em matemática e música. Transitando com a mãe pela nobreza intelectual londrina, foi levada por Mary Somerville, uma tradutora de trabalhos científicos em Cambridge, para conhecer (1833) Charles Babbage, professor de matemática em Cambridge, conhecido como o inventor da Difference Engine, uma máquina de calcular que operava com elementos finitos.
Ada foi educada como muitos aristocratas da altura, através de tutores pessoais. Manifestou desde logo uma enorme aptidão para a Matemática. Seus estudos mais avançados foram feitos sob a supervisão de De Morgan. Então, ela utilizou seus conhecimentos matemáticos para criar programas para a máquina de Babbage, tornando-se a primeira programadora de computador do mundo. Inventou o conceito de sub rotina: uma seqüência de instruções que pode ser usada várias vezes em diferentes contextos. Ela descobriu o valor das repetições - os laços (loops): deveria haver uma instrução que retornasse a leitora de cartões a um cartão específico, de modo que a seqüência pudesse ter sua execução repetida. Ela sonhava com o desvio condicional: a leitora de cartões desviaria para outro cartão "se" alguma condição fosse satisfeita.
Nos anos 70, a linguagem ADA foi desenvolvida e batizada em homenagem a Ada Lovelace. É baseada em PASCAL, sendo uma linguagem desenhada para ser legível e facilmente mantida.
Infelizmente essa brilhante cientista morreu de câncer, no dia 27 de Novembro de 1852, com apenas 37 de idade, e foi enterrada ao lado do pai que ela nunca conheceu.


Margaret  Ethridge Knight

Margaret Knight nasceu em Maine, em 1838 e começou a inventar com a idade de 12anos. Ela tinha presenciado um acidente no moinho de uma fábrica onde um fio  rompeu, acertando um eixo da máquina, soltando as  amarras que feriram  um trabalhador. Ela inventou uma cobertura que até hoje é usado como padrão nas fábricas. Em 1868, enquanto trabalhava na Companhia de saco de papel de Columbia, em Massachusetts, ela começou a desenvolver uma máquina que fazia dobra nos sacos de pape, deixando-os com fundo quadrado,até então os sacos de papel eram em formato de envelope. O modelo inventado por ela está em uso até hoje. Ela registrou a patente para sua máquina em 1871, mas teve que enfrentar uma batalha legal com Charles Annan que tentou reivindicar o projeto da máquina como sua, alegando que uma mulher não poderia ter inventado a máquina. Margaret Cavaleiro passou a inventar dezenas de outras coisas - alguns citam que um total de 89.   Margaret  morreu em 1914.

*Emmy Noether
Emmy Noether nasceu em Erlangen, Alemanha em 23 de março de 1882. Seu nome de batismo era Amalie e era chamada "Emmy". Ela era a mais velha de quatro filhos, mas um dos dois únicos que sobreviveram a infância. Seu irmão, Fritz também fez uma carreira de matemática. Seu pai era Max Noether, um renomado matemático de seu tempo. Sua mãe era Ida Amalie.
Aos 18 anos, Emmy Noether decidiu ter aulas de matemática na Universidade de Erlangen. Seu irmão, Fritz, era um estudante lá, e seu pai era um professor de matemática. Por ser mulher, a universidade se recusou a deixa-la ter aulas e concederam-lhe permissão para aulas de auditoria. 
Mesmo com doutorado em matemática não foi contratada pela Universidade por ser mulher. Trabalhou, sem remuneração, como professora substituta, dando aulas no lugar de seu pai quando ele estava doente.
Emmy Noether fez muitas contribuições para o campo da matemática. Ela gastou seu tempo estudando álgebra abstrata, com especial atenção para os anéis, grupos e campos. Por causa de seu olhar original sobre temas, ela foi capaz de ver as relações que os especialistas tradicionais de álgebra não viam. Ela publicou mais de 40 artigos em sua vida. Ela também foi uma professora que foi capaz de inspirar seus alunos a fazer suas próprias contribuições para o campo da matemática. Morreu em 1935 e foi considerada por Albert Einstein como "a mulher mais importante na história da matemática."

*Grace Murray Hopper
Graça Brewster Murray nasceu em 9 de dezembro de 1906 em Nova York. Em 1928 ela se formou no Vassar College, com bacharelado em matemática e física e ingressou na faculdade de Vassar. continuou seus estudos de matemática na Universidade de Yale , onde obteve um mestrado em 1930 e doutorado em 1934. Ela foi uma das quatro mulheres em um programa de doutorado de 10 alunos.
Entre outras coisas foi responsável por conceitualiza o COBOL, uma das primeiras linguagens modernas de programação, além de ser a primeira mulher Almirante da Marinha Americana.


*Chieko Asakawa
Como fazer que a tecnologia da informação  melhore a qualidade de vida de todos nós? Como podemos acessar facilmente produtos e informações sem usar o sentido da visão para se comunicar e interagir? Que tipo de interface irá se adaptar às necessidades do usuário? Chieko Asakawa, cega desde a idade de 14 anos, tornpu-se uma especialista em pesquisa em acessibilidade, está trabalhando em responder a estas perguntas.
Chieko tem sido uma pioneira na promoção de pesquisa em acessibilidade e desenvolvimento para as últimas duas décadas. Seu trabalho em Braille digital , criado em 1980, está ajudando a comunidade cega no Japão para acessar livros. Em 1997, seu trabalho no navegador de voz inovador - IBM Home Page Reader,  foi disponibilizado nos EUA, Europa e Ásia - abriu na Web recursos de informação para os cegos. Sua tecnologia de interface foi amplamente adotado pelos browsers outra voz.
Como a interface visual e conteúdo multimídia tornaram-se cada vez mais popular na Internet, Chieko vem trabalhando na busca de formas para as pessoas com deficiência visual desfrutarem dos benefícios desses avanços. Chieko e sua equipe desenvolveram uma série de tecnologias pioneiras, incluindo um simulador de deficiência chamado aDesigner , que ajuda a Web designers identificar   os potenciais problemas do projeto para tornar os sites mais agradáveis para todos, a ferramenta é chamada aiBrowser , que pela primeira vez ajuda visualmente usuários com deficiência acessarem streaming de vídeo, animação e outros conteúdos visuais online. Chieko e sua equipe da IBM desenvolveram a acessibilidade Tools Framework , que oferece um design padronizado e interfaces de programação de aplicativos, permitindo aos desenvolvedores criar ferramentas de acessibilidade e aplicações de forma fácil e econômica. A contribuição destas tecnologias e a estrutura para a comunidade open source, o Eclipse Foundation, podem ajudar a estimular a inovação de software de apoio para avançar Web Content Accessibility 2.0.
Chieko ingressou na IBM em 1985, após a conclusão dos cursos de informática para cegos no Japão. Ela recebeu um diploma de bacharel em Inglês e literatura da Otemon Universidade em 1982, e Doutor em Engenharia pela Universidade de Tóquio em 2004.

* Graça Foster
Maria das Graças Silva Foster (Caratinga, 26 de agosto de 1953) é uma engenheira química brasileira. Executiva de carreira da Petrobras, foi diretora de Gás e Energia da empresa, assumindo a presidência da companhia em 13 de fevereiro de 2012.
Formada em Engenharia química pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1978, mestre em Engenharia de Fluidos e pós-graduação em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Cursou também o Mestrado em administração de empresas em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ).
Foster entrou na Petrobras como estagiária, aos 24 anos.
Em 2010, foi eleita a diretora executiva mais poderosa da América Latina no setor de Gás e Energia da empresa. Em janeiro de 2012, foi indicada para a presidência da empresa pela presidente Dilma Rousseff. Com isso, ela se tornou a primeira mulher no mundo a presidir uma companhia petrolífera.
A presidente da Petrobras, Marias das Graças Foster , foi considerada a terceira mulher mais poderosa do mundo dos negócios pelo grupo americano de mídia Forbes. A executiva aparece como vigésima mais influente na lista geral.

Graça Foster nasceu em uma favela do Rio de Janeiro nos anos 1950, o Morro do Adeus, que hoje integra o Complexo do Alemão, ocupado pela polícia neste ano. Foi lá que ela viveu até os 12 anos, quando a família se mudou para a Ilha do Governador. No morro, começou a trabalhar, aos 8 anos, como catadora de papel, garrafas e latas de alumínio que vendia para comprar material escolar e presentinhos para sua “florzinha”, como chama a mãe, Terezinha Pena Silva, que continua sendo alvo de sua dedicação.

“Minha mãe é a coisa mais linda, a coisa mais bonitinha que tem, é pequenininha, é a minha flor”, desmancha-se a filha durona no trabalho, de 1,78 metro de altura, negociadora implacável, temida e, por que não dizer, criticada por parte dos executivos que convivem com ela. É a mãe a única capaz de competir com sua outra paixão: a Petrobras, empresa onde trabalha desde 1981, depois de quase dois anos na Nuclebrás, seu primeiro emprego com carteira assinada.




Nenhum comentário: