21 de mar. de 2013

DFTrans: Não tá fácil!

Em Brasília, tudo que se refere a transporte público, é sinônimo de sofrimento para o trabalhador.

De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho
Fila do DFTrans, estudantes e trabalhadores
No sol, em pé, por até 40 minutos.
Foto Joaquim Dantas
Passamos novamente no posto da Fácil no Conic, para verificar se as condições de atendimento continuavam precárias. Infelizmente nada mudou desde a última vez em que estivemos lá no dia 08/03 (Veja AQUI), onde havia uma enorme fila com espera de 40 minutos, aproximadamente. Para nosso espanto a fila de hoje estava ainda maior, dava a volta no "sebo" de livros usados que funciona também no Conic.
Conseguimos entrar e verificamos que, dos 25 guichês de atendimento, 12 não ofereciam atendimento, ou seja, apenas a metade estava disponível para fazer o atendimento de centenas de estudantes e trabalhadores que precisavam de algum tipo de serviço. Sem contar que no local não tem, sequer, água para os usuários que esperam até uma hora, dependendo do tipo de serviço que desejam. O número de cadeiras também é insuficiente para a quantidade de pessoas. Quando nos dirigimos a atendente que distribui as senhas de atendimento, tivemos a clara impressão que estávamos "fazendo alguma coisa errada", devido ao tratamento recebido, fomos tratados como se estivéssemos recebendo um favor.
O Blog do Arretadinho não é um instrumento de crítica ao Governo do Distrito Federal, como oposição, mas não vamos ser coniventes com o tratamento que os trabalhadores do DF estão sendo submetidos pela Secretaria de Transporte e o DFTrans, seja na procura por serviços da Fácil, seja na utilização do transporte público que está, sem exagero algum, um caos.
ônibus com até 12 anos de uso, 5 a mais do que permite a lei, sujos e com motoristas e cobradores desgastados pelas más condições de trabalho e salário.
Para que serve, afinal, o tal Pacto Federativo?
Ele determina quais são as responsabilidades do GDF e do Governo Federal ou serve apenas para renegociar dívidas do Estado com a União?
Os trabalhadores do DF não aguentam mais tanto descaso do governo local que, pelo seu silêncio e omissão, parecem não se importar com a camada mais pobre da cidade, porque para a classe média alta tudo tem sido feito, até ônibus novos com ar condicionado, fazendo a linha dos bairros mais ricos da cidade, forão comprados pelo governo com uma rapidez incrível e que só andam vazios porque, dificilmente os "barões" de Águas Claras e Sudoeste vão deixar seus carrões em casa e andar de "baú" pelas asas da cidade.
Desperta, GDF, o povo vota e tem memória! Depois não venham com mimimi!

Nenhum comentário: