14 de mar. de 2013

O que são antipapas?

Descubra o que são antipapas e conheça alguns deles
Não, um antipapa não é uma pessoa que luta em nome das forças do mal e nem contra a religiosidade ou a Igreja Católica. É um cara, também religioso, que reclama o título de um Papa eleito. Às vezes, desconsideram o resultado do conclave e se apresentam como Papa, contando com o apoio de alguns cardeais. Ficou interessado em conhecer um pouco mais esses homens? Veja só:

Hipólito de Roma
Considerado o primeiro antipapa, opôs-se ao Papa Calisto I e foi um dos principais teólogos do século 3. Reza a lenda que a oposição aconteceu porque Hipósito não concordava com a conduta de Roma de amenizar as regras de penitência para conquistarem novos fiéis pagãos. Ao morrer, já estava reconciliado com a Igreja oficial e, séculos depois, até foi canonizado.
Novaciano
Polêmico no século 3, virou antipapa após uma polêmica ao redor do imperador Décio, que mandou perseguir cristãos. Após o fim das perseguições, surgiram duas correntes políticas em Roma: uma apoiada por Décio – que defendia que apenas poderiam praticar o cristianismo as pessoas que tinham se mantido fiéis à religião durante as perseguições; outra, apoiada pelo sacerdote Cornélio, defendia que os fiéis que deram as costas para a Igreja nesse período também deveriam ser perdoados.
Em 251, Cornélio foi eleito papa e Novaciano virou o antipapa. A partir daí, os dois começaram uma corrida para conquistar fiéis, enviando representantes para comunidades ao redor da Europa com o objetivo de divulgar suas respectivas ideias. Perante a insistência do opositor, Cornélio convocou um sínodo (uma espécie de assembleia), confirmou seu poder como Papa, excomungou Novaciano e oficializou sua tese: quem deixou de ser cristão por medo da perseguição pode ser perdoado. E rebatizado.

Por superinteressante

Nenhum comentário: