Homenagem ao Trabalhador brasileiro
*por Amauri Teixeira
Nós comemoraremos em todo o mundo o Dia do Trabalhador, 1º de maio, uma data histórica, um momento de luta e de comemoração dos trabalhadores. Temos que comemorar os avanços, porque avançamos muito. Nós temos um dos salários mínimos com maior poder aquisitivo, e o conquistamos sob o Governo Lula.
Mantivemos a política de aumento real do salário mínimo. Aqui, nós votamos uma fórmula que permite a manutenção desse poder aquisitivo. Nós temos hoje o menor índice de desemprego já alcançado no Brasil. Nós geramos 19 milhões de empregos no Governo Lula e Dilma, mas nós temos que continuar avançando.
Nós avançamos quando aprovamos a PEC das Empregadas Domésticas, talvez tenha sido o avanço mais importante dos últimos tempos, mas nós precisamos conquistar as 40 horas semanais. Nós não avançamos na pauta sindical nesta Casa muito significativamente. As 40 horas semanais estão retidas aqui há muito tempo.
Nós temos que acabar com a principal mazela do Governo Fernando Henrique Cardoso, que é o fim do fator previdenciário. Nós temos que conquistar o piso salarial dos agentes comunitários de saúde, as 30 horas para os profissionais da enfermagem. Nós temos que conquistar a negociação coletiva para os servidores públicos e temos, sobretudo, que resolver a principal mazela do Brasil em termos de trabalho, que é a precarização da terceirização. O trabalhador terceirizado ainda é o grande escravo do Brasil, a maioria não consegue tirar férias, porque o contrato é rompido, a maioria não consegue receber rescisão.
*Amauri Teixeira é Deputado Federal pelo PT/BA e legítimo representante do povo de Jacobina.

Nenhum comentário:
Postar um comentário