Quem são os médicos do Brasil? Quem são os homens e mulheres que trabalham no interior do país?
De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho
![]() |
| Atendimento dentro de um carro... exercício de uma Medicina real.....!!!!!! " Nem toda Feiticeira é Corcunda" ( Rita Lee ) Clique na foto para ampliar |
O Programa Mais Médicos, do Governo Federal, está promovendo debates em todo país. O que eu acho ótimo porque, mesmo que acalorados, os debates estão construindo um "saber" novo, a partir dos diversos "saberes" que discutem a questão.
Recentemente, em minha página do facebook, fiz uma postagem que afirma o seguinte:
"O que eu sei é que a classe médica brasileira é super burguesa e, que, infelizmente, muita gente abraça essa profissão porque ela dá "status" e dinheiro, e o Brasil é um país classista, absurdamente classista.Os médicos não estão saindo nas ruas pela melhoria no Setor Saúde, estão saindo nas ruas com medo da competência de outros médicos que são tão bons médicos como os bons médicos brasileiros, só que, com outra visão da Medicina.Em outros países não se vê médico nas ruas, no supermercado, nas festas, onde seja, vestidos de branco. No Brasil, sim, para dizer: sou médico ou seja melhor que qualquer outro profissional. Essa é a classe médica brasileira, a que se acha por encima de todas as profissões, quando deve seus estudos a outros profissionais que são os que lhes ensinam a ser médico"
Escola Municipal/ improvisada
p/ ambulatório aos sábados
Clique na foto para ampliarNely Maria silva de Oliveira
Foi o ponto de partida para comentários contra e a favor ao que diz o texto acima. Um desses comentários me chamou a atenção. A autora é a Médica que trabalha na zona rural, Zona da Mata do estado de Pernambuco. Seu relato é impressionante e choca porque é completamente fora dos padrões e da realidade que muitos médicos dos grandes centros vivem.
Atender pacientes em salas de aula ou dentro de veículos é, no mínimo, injusto. Injusto com o Médico e com o paciente, mas desmascara a tese de que só é possível atender bem, se houver infra estrutura. O relato dessa brava Médica derruba outra tese, também. A de que o salário oferecido pelo Governo Federal é "uma esmola".
As fotos são de autoria da Dra. Simone e dizem mais do que qualquer discurso.
![]() |
| Consultório improvisado/sala de aula Escola Municipal/ Zona Rural Clique na foto para ampliar |
![]() |
| Sala de espera.....Escola Municipal ! Clique na foto para ampliar |
Comentário feito no facebook por Simone Gomes de Freitas, Médica.:
"Obrigada amigo !!!
Em especial , por não colocar todos em uma vala comum...Você é uma grande pessoa e seria assim em qualquer profissão, em qualquer causa que abraçasse !! Vejo isso em suas postagens, em seus comentários, e muito mais, conheço a sua formação, seus pais, sua família !!!Tenho orgulho do jovem que você foi e mais ainda, do homem politizado que é hoje !!!Não me refiro a você quando falo que devemos tomar cuidado ao "julgar" ......ao tecer comentários a respeito de uma conjuntura que sofre as consequências de decisões tomadas há décadas, como por exemplo a redução drástica das vagas em todas as Universidades públicas de medicina deste país, lá nos anos 70, pelo regime perverso, que considerava desnecessário este investimento, elitizando cada vez mais, a formação e o exercício dessa profissão .Meu pai era um homem simples, a minha família de trabalhadores de nível médio e elementar, mas aprendemos que valores éticos são os mais valiosos !!!Trabalho apenas para o SUS com 2 vínculos, sendo um deles em um município há 80 Km de Recife, há 25 anos, por opção minha , lotada em uma área rural, onde falta tudo !TENHO HORA DE CHEGAR .....e quase nunca hora de sair...e lá sou muito feliz....O contato com pessoas tão simples e honestas... de tanta pureza e generosidade, me elevam, me realizam...!!
Amanhã, sábado estarei lá, atendendo trabalhadores rurais e seus familiares. Aprendendo com eles que é possível ser feliz, mesmo nas condições mais adversas porque "ser feliz" é uma escolha, uma decisão !!! Mas, pasme, meu salário não chega a R$ 1.700,00 mensais, viu ?!!!
Se eu estivesse ainda na emergência , onde fiquei por 10 anos até ter um infarto agudo do miocárdio, por estresse de trabalho, estaria recebendo o dobro disso.Vivemos em um País, onde a palavra DIVERSIDADE, é a tradução de tantas realidades !!Tenho um outro vinculo, também no SUS, PCR (prefeitura da cidade do Recife), onde trabalho 40 horas semanais, e faço voluntariamente precptoria de estudante de medicina para a Universidade Estadual /UPE, tenho o máximo de carinho nesse trabalho não remunerado. In loco posso transmitir o quanto é importante estar inserido no contexto social, fazendo uma Medicina dentro da realidade do objeto da nossa escolha profissional: a pessoa ( e não um rim..um fígado....um útero, etc ) ! De uma forma quase Franciscana, sou muito feliz...nada me faria mudar essa escolha, esse caminho !! " Nem toda feiticeira é corcunda " ( Rita Lee) ....Um beijo....beijo JOAQUIM !!"
Dito isto, Paz e bem a todas(os)!




Nenhum comentário:
Postar um comentário