Comunistas do Gama rumo ao 13º Congresso
Joaquim Dantas, Jairo Mendonça e Chico do Gama. Clique na foto para ampliar |
Da República Democrática e Popular do Gama
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho
Foi realizada na tarde deste Sábado (28) a última Conferência, da base do Gama, para debater as teses do 13º Congresso do PCdoB. O evento foi realizado no Centro de Ensino Médio 2 do Gama e recebeu a presença de novos filiados, como Rafael Weréré Xavante, oriundo do Mato Grosso. Rafael é morador do Gama há 10 anos e disse que filiou-se a Legenda Comunista porque quer contribuir nas fileiras do partido.
Atualmente trabalha na Secretaria da Igualdade Racial/Indígena. Rafael Xavante afirmou que existem cerca de 6 mil Indígenas morando no DF e que essa população não encontravam representatividade nos órgãos de Governo, mas agora muitas ações estão sendo realizadas em prol dessa comunidade numerosa e residente no Distrito Federal.
Rafael Weréré Xavante Clique na foto para ampliar |
Ele veio acompanhado de Cléo Mendes, seu primo também de Mato Grosso e que esteve presente apenas como observador.
Outro novo filiado presente foi Aisanain Páltu Kamaiwrá. Vindo também do Mato Grosso está em Brasília estudando Linguística, quer contribuir na luta por um mundo com mais paz e justiça social, além de levar mais conhecimento para seu povo.
Essa atitude de estudar e disseminar conhecimento é mais uma prova da sabedoria desses que são os verdadeiros donos das terras tupiniquins, enquanto um povo ficar sem adquirir novos conhecimentos, a possibilidade desse povo evoluir é muito pequena, e esta luta de Aisanain é muito mais árdua ainda, porque tem que preservar seus conhecimentos e costumes milenares.
Aisanain Páltu Kamaiwrá Clique para ampliar |
Torcedor do Flamengo, o Camarada Kamaiwrá fez muitas anotações e ficou muito atento as palavras de todos que se pronunciaram.
Outro que fez questão de marcar presença foi o recém empossado Administrador do Gama, Adauto Rodrigues, que já foi Administrador da Cidade em 2011 e 2012 e depois de passar pelas Administrações do Setor de Indústrias (SIA) e Riacho Fundo I, retorna à família gamense.
Adauto Rodrigues, Adm do Gama e Prof Zé Antonio, Presid. do PCdoB/Gama e Coordenador de Ensino da Cidade. Clique para ampliar |
Adauto sempre foi amigo dos Comunistas do Gama, sempre esteve disponível e presente nas atividades. O Administrador fez questão de colocar a Administração da República Democrática e Popular do Gama à disposição do PCdoB da cidade, afirmando que podemos contar com ele sempre.
Afirmou ainda que sente-se muito à vontade com os Comunistas gamenses e que nós podemos colocar as demandas que "nós iremos até a lua".
Um fundamental apoio para realização da Conferência, foi o do Diretor do Centro de Ensino Médio 2, Júlio César. Professor de história o Diretor é um militante de esquerda desde a juventude e tem realizado um trabalho revolucionário no Centro de Ensino como, por exemplo, a parceria com a Banca de Poetas que é capitaneada pelo anarco-poeta-filósofo, José Garcia Caiano, o Dedé.
Júlio César, Diretor do CEM 2 Clique na foto para ampliar |
O Projeto consiste em incentivar não só a leitura, mas a compreensão e o debate dos textos entre os alunos do ensino médio. Logo na entrada da escola é possível ver uma banca com vários livros, de diversos autores e temas, onde é possível o aluno levar para casa um exemplar, mediante troca, ou debater ali mesmo sobre o tema. Nas paredes internas os alunos escrevem pequenas citações, suas ou de outros autores, em folhas de papel que são coladas e expostas a todos, sem censura, além de um varal esticado no ambiente da banca, caracterizando um "cordel de citações".
José Garcia Caiano Capitão da Banca de Poetas Clique para ampliar |
Júlio César lembrou como tem sido importante a luta do Sindicato dos Professores do DF em prol da categoria e, que mais importante ainda, é a manutenção dessa luta, para que, aqueles anos de chumbo e amargos não voltem mais, onde os Professores eram humilhados de todas as formas e maneiras e não viam seus direitos respeitados.
O Diretor ressaltou ainda a importância das obras do VLP que, além de transportar com maior eficiência e rapidez as populações do Gama e Santa Maria, irão desafogar o trânsito da BR 040, com a construção de diversos viadutos, eliminando os incômodos retornos que contribuem em boa parte com a péssima qualidade do trânsito daquela região e que vai beneficiar centenas de milhares de pessoas.
Alan Bueno, ao centro Clique para ampliar |
O Secretário de Organização do PCdoB/DF, Alan Bueno, ressaltou a luta dos Comunistas pela reforma política, principalmente no que diz respeito ao financiamento de campanha. "É muito importante que continuemos a luta pelo financiamento público de campanha e que não hajam mais financiadores privados", disse o Secretário e continuou " à partir do momento em que um candidato é financiado por um empresário ou grupo empresarial ou financeiro, caso eleito, não vai representar os interesses do povo e sim os interesses de seus financiadores que, via de regra, não são os mesmos interesses da população", enfatizou Alan.
Já o Professor Zé Antonio, Presidente do PCdoB do Gama e Coordenador da Regional de Ensino da cidade, relembrou que o Governo Agnelo herdou o Distrito Federal literalmente "quebrado".
Prof Zé Antonio Clique para ampliar |
Quando o Arruda foi substituído por Rogério Rosso, antes das eleições, o DF correu um sério risco de uma intervenção Federal, tal era o completo sucateamento da máquina pública.
O sistema de bilhetagem do transporte público, estava sob o controle dos mafiosos empresários, como se tivesse colocado uma raposa para tomar conta do galinheiro. A saúde Pública nem se fala, estava em pleno processo de total privatização, o que já está provado que a privatização não torna o serviço mais eficiente, pelo contrário, torna-se mais oneroso e ineficiente. Zé Antonio ressaltou, também, que as teias da corrupção tinham estendido-se até ao Ministério Público do DF, com promotores envolvidos até o pescoço. Sem contar com outros órgãos regionais como Tribunal de Contas, Polícia Civil, Polícia Militar, etc, onde mereceram manchetes de diversos jornais.
Messias de Souza, Adm de Brasília Conversa com os Profs. Robson Câmara e Silvéria CLIQUE PARA AMPLIAR |
O Presidente da legenda Comunista afirmou ainda que, a participação do PCdoB na articulação para construir a aliança que apoiou a candidatura de Agnelo, foi fundamental, embora seja difícil a governabilidade com uma aliança tão ampla, está sendo possível realizar muitas coisas que nunca tinham sido feitas antes.
A questão das Creches públicas também foi abordada e, mesmo com uma fila de espera com 346 crianças com 2 anos, o Gama já conta com duas creches em pleno funcionamento, mais ainda, existe uma solicitação para que sejam construídas 5 unidades, podendo chegar ao número de 8 creches públicas no Gama.
Essa questão das Creches poderia ser tratada, na minha opinião, (Joaquim Dantas) como caso caso de polícia. O rorizista e malfeitor do Gama, Wilsson Lima, doou praticamente todos os lotes destinados a construção de creches na cidade, para igrejas. Quem não lembra quando metade do Terreno do CG (Centro de Ensino Médio1) foi "doado" para a escola católica Ludovico Pavoni? E que se não fosse a intervenção do Sinpro/DF, dificilmente seria revertida?
Aisanain Páltu Kamaiwrá com sua família na confraternização. Clique para ampliar |
Confira uma breve trajetória do doador de lotes:
Origem
Wilson Ferreira de Lima (Ceres, 20 de junho de 1953) é um empresário e político do Distrito Federal.
Migrou para o Distrito Federal em 1968, instalando-se na cidade do Gama. Ali tornou-se empresário do ramo supermercadista.
Estreante
Estreou na política em 1990 concorrendo a deputado distrital pelo Partido do Solidarismo Libertador, sem lograr êxito. O mesmo ocorreu em 1994, quando era filiado ao PMN. Em 1998 elege-se pela primeira vez, então pelo PSD.
Tenta a reeleição em 2002 mas obtém a suplência. Exerce eventualmente o mandato até 11 de agosto de 2004, quando assume o mandato em definitivo em razão da cassação do mandato do deputado Carlos Xavier.
Jairo Mendonça animou a todos com sua música de primeira Clique para ampliar |
Presidente da Câmara Legislativa
Em 2006 foi novamente eleito Deputado Distrital, desta vez pelo Prona, foi o deputado que teve a terceira menor votação dentre os 24 Deputados Distritais. Em meio a crise política e institucional que atingiu o governo do Distrito Federal ocasionadas pela Operação Caixa de Pandora em outubro de 2009, e a renúncia de Leonardo Prudente, então presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, foi eleito como novo presidente da Câmara em 2 de fevereiro de 2010.
Governador interino
Ainda na esteira da crise, com a prisão preventiva do titular do governo José Roberto Arruda, que formalmente se licenciou do cargo, assumiu o vice, Paulo Octávio, mas permaneceu apenas 12 dias no cargo, renunciando em 23 de fevereiro de 2010. Como determina o artigo 93 da Lei Orgânica local, Wilson Lima assumiu interinamente o governo do Distrito Federal.
Clique para ampliar |
Em eleição indireta realizada em 17 de abril de 2010, o advogado Rogério Rosso foi eleito governador do Distrito Federal para um "mandato-tampão", Rosso assumiu o cargo em 19 de abril de 2010, permanecendo até 1º de janeiro de 2011. Em seu lugar assumiu Agnelo Queiroz.
A conferência terminou ao som de Jairo Mendonça, acompanhado de uma deliciosa carne de sol com feijão tropeiro.
Confira todas as fotos AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário