17 de jan. de 2014

A novela do transporte público no Gama

A novela do transporte público no Gama que não tem fim
Do Gama
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

Finalmente a família Canhedo deixa de comandar o transporte público no Gama, cidade satélite que fica à cerca de 35km de Brasília.

Desde sua inauguração, em 1960, o Gama tinha a Viação Planalto - Viplan - como única empresa a explorar esse serviço. Um histórico de desrespeito com a população da cidade, construído com a utilização de ônibus velhos, com pouca ou nenhuma manutenção, não cumprimento de horário e funcionários com pouca ou nenhuma qualificação.

Se por uma lado é preciso reconhecer que o Governo Agnelo teve "coragem política" de enfrentar essa máfia, convocando uma licitação que não acontecia há cinquenta anos e que eles, os mafiosos, continuam entrando na justiça tentando impedir a conclusão da mesma, é preciso ter a "consciência política" de que, transporte público de qualidade, não é um favor que o governo faz ao povo, é obrigação.

O Governo do Distrito Federal fez uma intervenção na Viplan, nos moldes da que fez no Grupo Amaral, colocando a empresa estatal, Sociedade de Transporte Coletivos de Brasília - TCB, para administrar a empresa dos Canhedo. Em seguida tirou os ônibus de circulação e colocou outra empresa para operar o transporte público na cidade.

Acontece que pouca coisa mudou nessa história. O GDF anunciou que substituiu os ônibus velhos da Viplan por ônibus semi-novos de outra empresa mas, na prática, a realidade é outra. Os ônibus que estão circulando na cidade são velhos e com pouca manutenção, continuam quebrando e deixando a população no meio do caminho. Os itinerários e os horários foram mudados e a população não foi avisada, fato que está causando muita confusão e prejuízos aos trabalhadores, que estão chegando atrasados ao trabalho.

O que causa espanto e uma "incompreensão política" é saber que a cidade satélite de Santa Maria, vizinha do Gama, que tem uma área de 211 km², uma população de cerca de 120 mil habitantes e foi criada em 1990, tem mais que o dobro de coletivos novos e o Gama com uma área de  276 km², uma população de cerca de 170 mil habitantes, sendo a segunda Região Administrativa do DF e base eleitoral do Governador, continua a ser tão desprestigiada pelo seu governo.

A cada capítulo esta novela fica mais confusa e com roteiro desconexo. Te cuida, Janete Clair, alguém está querendo tomar o teu lugar...

Nenhum comentário: