20 de jan. de 2014

"Carreta da Mulher" atenderá em Planaltina

"Carreta da Mulher" atenderá em Planaltina até o próximo dia 31

  Unidade móvel está ao lado da administração regional da cidade

PLANALTINA/DF - A "Carreta da Mulher" atenderá em Planaltina até o próximo dia 31. A unidade móvel da Secretaria de Saúde oferece exames e consultas, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 12h, e 13h e 17h, com distribuição de senha sempre às 7h.

"A expectativa é atender pelo menos 3 mil moradoras. Já atendemos pessoas que elogiaram a rapidez de nosso atendimento. Uma moradora disse que há anos tentava fazer o exame de mamografia e não conseguia e ficou muito feliz com a vinda da 'Carreta da Mulher'", contou a coordenadora da Carreta em Planaltina, Rafaela Pereira.

A "Carreta da Mulher" disponibiliza 150 exames por dia. São 50 mamografias para mulheres entre 50 e 60 anos – considerada população de risco. Os 50 preventivos de câncer de colo de útero são destinados a pacientes com idade entre 25 e 64 anos e para quem já iniciou a vida sexual. Já as 50 ecografias são oferecidas a mulheres que possuem o pedido médico feito nas unidades de saúde da SES.

É necessário apresentar documento de identidade, CPF e cartão do SUS. Quem não possui o cartão deve levar documentos de identificação.

"Eu fiz o exame de mamografia e vou aproveitar a carreta para fazer os outros exames que preciso fazer", afirmou Francisca Lima, moradora do Setor Tradicional.

A Carreta é equipada com consultórios, sala de exames, espaço para coleta de material e aparelhos de mamografia e ultrassonografia. São feitas ecografias de tireoide, mamária, gestacional, transvaginal, abdômen total e pélvica.

Desde o dia 8 de março de 2012, quando o programa foi lançado, as Carretas da Mulher realizaram 110.661 exames. Desse total, 37.949 são mamografias, 39.473 ecografias e 33.239 preventivos. "É uma satisfação chegarmos a esse número de exames. Parabenizo, em especial, os enfermeiros da Atenção Primária das Regionais de Saúde pelo empenho na realização dos preventivos", afirmou a subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Rosalina Sudo.

Da Secretaria de Saúde
(M.D.*)

Nenhum comentário: