19 de jan. de 2014

Cientistas ‘congelam’ a luz por um minuto

Cientistas ‘congelam’ a luz por um minuto
No que poderia vir a ser um grande avanço no armazenamento de memória quântica e no processamento de informações, pesquisadores alemães congelaram a coisa mais rápida do universo: a luz. E eles a mantiveram congeladas durante o recorde de um minuto.

Parece estranho, e é. A razão para querer manter a luz estática (além da pura grandiosidade do fato) é para garantir que ela mantenha suas propriedades de coerência quântica (ou seja, o seu estado de informação), tornando possível a construção da memória quântica baseada na luz. E quanto mais tempo a luz ficar estática, melhor será o poder de processamento para a computação quântica. Assim, a técnica poderia permitir comunicações quânticas mais seguras em longas distâncias.

Não é preciso dizer que interromper a luz não é fácil – você não pode simplesmente colocá-la no congelador. A luz é uma radiação eletromagnética que se move a 300 mil km/s.

Mas a luz pode ser retardada e até mesmo interrompida completamente. E, de fato, os pesquisadores já conseguiram manter a luz congelada, utilizando átomos frios.


Para esta experiência em particular, o pesquisador Georg Heinze e sua equipe converteu a luz coerente em coerências atômicas. Fizeram usando um efeito de interferência quântica que faz com que um meio de opacidade – neste caso, um cristal – se torne transparente ao longo de um intervalo estreito de espectros de luz (um processo chamado transparência induzida electromagneticamente (TIE)). 

Os pesquisadores dispararam um laser através deste cristal (uma fonte de luz), que enviou seus átomos em uma superposição quântica de dois estados. Uma segunda viga, em seguida, desligou o primeiro laser, e, como consequência, a transparência. Assim, os pesquisadores colapsaram a superposição – e prenderam o segundo feixe de laser dentro.

No futuro, os pesquisadores vão tentar usar diferentes substâncias para aumentar o tempo de armazenamento de informações.

fonte http://misteriosdomundo.com/

Nenhum comentário: