19 de jan. de 2014

Os alimentos mais contaminados com agrotóxicos

Os 10 alimentos mais contaminados com agrotóxicos
Estudos apontam que o ser humano ingere uma média de 5,2 litros de agrotóxico todos os anos. Tem ideia do que é isso? Cada fruta ou legume que nos alimenta tem sido altamente tratado com pesticidas que procuram evitar pragas e, assim, grandes perdas na produção agrícola. 

Mas alguns dos compostos químicos utilizados não estão nem registrados pela Anvisa. Logo, você nem sabe o que pode estar dentro da ingênua maçã que você acaba de morder enquanto lê esse post. 

O consumo excessivo de agrotóxico nos alimentos (mesmo depois de lavados essa joça não sai!) pode provocar câncer e problemas hormonais, principalmente em crianças. Conheça quais os 10 alimentos mais contaminados segundos dados da Anvisa e comece a pensar melhor sobre o assunto:

1O. TOMATE
No Brasil, foram encontrados substância químicas impróprias em 44% dos tomates analisados. Até mesmo produtos proibidos, como os metamidofós, estavam presentes nas amostras.

9. ARROZ
Pois é, o nosso arroz com feijão básico de cada dia pode não ser tão saudável assim. A Anvisa descobriu que 16% das amostras apresentavam substâncias não permitidas.

8. MAMÃO
Você que gosta de mamão, cuidado! Estudos da Anvisa mostram que 20% da produção pode estar contaminada com níveis acima do permitido e/ou por substâncias não autorizadas.

7. UVA
Altamente contaminadas com agrotóxicos dos mais variados, por ser uma fruta de plantio sensível. Entre as amostras analisadas pela Anvisa, 27% foram reprovadas.

6. LARANJA
Fonte de vitamina C, a laranja é quase um arroz de festa na nossa alimentação. Por isso, preocupa saber que 26% das amostras analisadas pela Anvisa apresentaram substâncias não autorizadas para uso.

5. ALFACE
Presente na nossa salada de cada dia, o alface apresenta níveis alarmantes de contaminação. Das 135 amostras analisadas, mais de 40 % estava contaminada.

4. PEPINOS
O pepino é o quarto colocado entre os vegetais mais contaminados, tendo 44% da produção com níveis inadequados de agrotóxicos, segundo a Anvisa.

3. MORANGO
Mesmo não sendo natural do Brasil, o morango é uma fruta que faz muito sucesso por aqui e já foi incorporada à nossa cultura. Para darem conta de atender a uma demanda tão alta, os agricultores têm abusado das substâncias tóxicas e o morango lidera o ranking de frutas contaminadas. Nada menos que 59% das amostras analisadas pela Anvisa estavam impróprias para consumo.

2. CENOURA
Rica em betacaroteno, substância que faz bem à pele, cenoura é super saudável, certo? Ledo engano. É o segundo legume mais contaminado no país. Segundo a Anvisa, 67% das amostras analisadas apresentaram resultados insatisfatórios.

1. PIMENTÕES
Os pimentões são os campeões em contaminação. Mais de 80% das amostras coletadas no último estudo da Anvisa apresentaram irregularidades. Foram encontrados resíduos de 15 pesticidas diferentes.

Sabemos que os alimentos orgânicos são muito mais caros, mas é hora de começar a rever a nossa alimentação. Vá à feira, converse com o vendedor para saber de onde vem o vegetal, procure comprar frutas e legumes produzidos mais perto de onde você mora, cobre do supermercado que o estabelecimento ofereça opções de alimentos saudáveis!

fonte http://www.macacovelho.com.br/

Nenhum comentário: