5 de fev. de 2014

Exoesqueleto consegue marchar

Testes na França mostraram que o exoesqueleto
consegue sincronizar as pernas do aparelho,
 reproduzindo o movimento de marcha.
O Projeto Andar de Novo pretende fazer com
que um paraplégico se levante da cadeira de rodas
 e caminhe cerca de 25 metros na Arena
Corinthians, em São Paulo, no início
da copa do Mundo em junho
(Divulgação / Facebook)
Exoesqueleto que será usado na Copa consegue marchar, anuncia Nicolelis
O exoesqueleto criado pela equipe do cientista Miguel Nicolelis apresentou novos avanços nesta quarta-feira (5). Testes na França mostraram que o equipamento consegue sincronizar as pernas do aparelho, reproduzindo movimento de marcha. 
O Projeto Andar de Novo pretende fazer com que um paraplégico se levante da cadeira de rodas e caminhe cerca de 25 metros na Arena Corinthians, em São Paulo, no início da copa do Mundo em junho.

O anúncio do experimento foi dado pelo próprio Nicolelis em sua página de divulgação na rede social Facebook. Segundo o cientista, o exoesqueleto superou com sucesso o primeiro grande teste mecânico e de controle. "As articulações moveram-se perfeitamente, com movimentos fluídos e sem qualquer ruído mecânico", aponta. 

De acordo com a postagem, o equipamento ainda vai passar por testes de autonomia antes de ser embarcado para o Brasil. A equipe do projeto esclarece que o aparelho será movimentado por ondas cerebrais, mas necessita de ajustes prévios de robótica antes de aplicá-lo em seres humanos. Em janeiro, oito pacientes paraplégicos foram selecionados na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), em São Paulo, onde foi criado um novo laboratório de neuro-robótica para participar do Projeto Andar de Novo.

Se tudo der certo, o paraplégico deve realizar também o pontapé inicial da Copa. Além de poder controlar o exoesqueleto pelo cérebro, ele poderá ter o retorno de algumas sensações táteis. A iniciativa é um consórcio internacional sem fins lucrativos que envolve diferentes cientistas que estudam a relação entra máquina e cérebro.

do portal Portal EBC
* com informações da página Miguel Nicolelis

Nenhum comentário: