17 de fev. de 2014

Feira do Gama recebe 1ª reforma após 38 anos

Fotos: Luanna Couto
Reforma da Feira Permanente tem 80% das obras concluídas

Em 38 anos de existência, esta é a primeira vez que o local recebe uma obra desta dimensão
 As obras da Feira Permanente do Gama estão a todo vapor. Com 80% do projeto concluído, um dos cartões postais da cidade recebe, pela primeira vez desde que foi construída, uma reforma nessas proporções. 
O investimento de R$ 1,5 milhão irá beneficiar os 119 feirantes e toda a população, com a infraestrutura adaptada para facilitar o acesso de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

“Com mais essa ação do Governo do Distrito Federal, estão sendo reformados os 4 banheiros da feira, as redes de esgoto e água pluvial, implantação de escadas e rampas, e o piso, que terá 8.200m² de granitina. A iluminação pública foi revitalizada e o novo alambrado está pronto”, explica o Administrador Regional Adauto Rodrigues.

A segunda etapa da reforma, já em curso, conta com a troca de toda a ligação elétrica, a construção de calçadas em volta da feira e de três estacionamentos em blocos de concreto sextavado para atender aos frequentadores.

Com os estacionamentos concluídos, os feirantes que, aos finais de semana, expõem mercadorias de forma irregular do lado de fora, serão cadastrados e ocuparão o espaço dentro da feira. “Aos domingos temos uma feira livre. Os que trabalham nela serão realocados. Vamos padronizar as bancas, dando igualdade de trabalho para todos”, afirma o chefe do núcleo de feiras da Administração, Hélio Neto.

Um dos pontos de visitação mais tradicionais do Gama, a feira existe há 38 anos e nunca passou por uma grande reforma. Apenas o telhado foi trocado há quase cinco anos, mas dentro nada havia mudado. “A reforma vai trazer muitos benefícios, o movimento vai aumentar bastante quando estiver pronto. A melhora foi absurda, o piso estava muito ruim, os banheiros não funcionavam e o esgoto estava cheio de problemas”, afirma a feirante Cazuza da Silva.

Maria do Socorro, cliente e moradora do Gama desde pequena, parabeniza a iniciativa do Governo do Distrito Federal. “Estamos esperando por isso há muito tempo, a feira é cartão postal do Gama e é mais do que merecido o investimento que está sendo feito. A diferença é notável”, diz.

A feira faz parte da cultura gamense. Lá, além de sorrisos nos rostos dos frequentadores, são encontrados doces, aves, peixes, hortaliças, comidas e lojas dos mais diversos produtos típicos das regiões brasileiras.

fonte http://www.gama.df.gov.br/

Nenhum comentário: