11 de fev. de 2014

MST realiza VI Congresso Nacional em Brasília

MST 30 anos
Foto Joaquim Dantas
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, MST, realiza de 10 a 14 de Fevereiro o VI Congresso Nacional em Brasília

De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

Cerca de 20 mil trabalhadores rurais, ligados ao MST, estão acampados no estacionamento do Ginásio Coberto Nilson Nelson em Brasília, para o discutirem os rumos da reforma agrária no VI Congresso da entidade.

Trabalhadores e direção da Via Campesina também participam do evento e, na tarde desta Terça (11), várias lideranças fizeram inflamados pronunciamentos pela reforma agrária.  Foi lembrado, por exemplo, que o "8 de Março" foi o início da luta pela emancipação das mulheres. 
Acampados no estacionamento do Ginásio
Foto Joaquim Dantas

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. 

Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Agricultura familiar do Nordeste
Foto Joaquim Dantas

Quanto as conquistas das Mulheres Brasileiras, Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Porém, para transformar realmente a sociedade machista que ainda resiste no Brasil, precisamos erradicar de uma vez por todas, a violência contra a mulher.

Várias apresentações no Ginásio Coberto
Foto Joaquim Dantas
O MST tem um papel importante na luta contra o agronegócio, que escraviza as pessoas para conseguir seus altos lucros. Um exemplo da importância do MST no combate ao agronegócio são os excelentes resultados, em dez anos, que o Programa de Aquisição de Alimentos tem obtido.

O programa foi criado em 2003, na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como um dos instrumentos para garantir a segurança alimentar do Brasil, por meio do fornecimento de alimentos para o programa Fome Zero. Quando foi criado, o PAA tinha como objetivo que o pequeno produtor, ao colher o seu produto mesmo com todas as dificuldades, tivesse um preço justo por seu trabalho.
Arquibancadas lotadas
Foto Joaquim Dantas

 Responsável pela mudança de vida de milhares de agricultores familiares, o programa chegou aos dez anos com resultados expressivos. Nesse período, o Governo Federal investiu R$ 5,3 bilhões para a compra de R$ 4 milhões de toneladas de produtos da agricultura familiar – um benefício para 388 mil famílias de produtores rurais em todo o País. 

A coordenação do Congresso informou ao Blog do Arretadinho que na manhã desta quarta (12) a mesa de debates será composta pela maioria das Centrais Sindicais, que deverão discutir os novos desafios da classe trabalhadora no País.

Está prevista também uma marcha dos participantes em direção ao Congresso Nacional. A concentração está acertada para acontecer no Ginásio Nilson Nelson e a saída está prevista para acontecer as 14h.

Confira todas as fotos na Página do Blog do Arretadinho no feiçibuqui
Confira mais fotos abaixo:
Foto Joaquim Dantas

Foto Joaquim Dantas

Foto Joaquim Dantas

Foto Joaquim Dantas

Foto Joaquim Dantas

Nenhum comentário: