13 de mar. de 2014

Centro de Saúde da Estrutural funcionará 24h

Serviço temporário atenderá com 65 profissionais
ESTRUTURAL - Para facilitar o acesso ao serviço de emergência e desafogar o pronto-socorro do Hospital Regional do Guará, que recebe pacientes vindos da Estrutural, a Diretoria de Atenção Primária à Saúde do Guará abrirá o Centro de Saúde nº 04 da Estrutural para funcionamento 24 horas.
O serviço, que será temporário até a abertura da UPA-Estrutural, atenderá com uma equipe de 65 profissionais.

A Estrutural possui uma população estimada em 30.386 pessoas. A expectativa de atendimento diário será de 100 pacientes. A unidade já funcionava até as 22h. A diretora de Atenção Primária à Saúde do Guará, Charmene Menezes, avalia com cautela esse primeiro momento e assegura que esse é um passo que a SES/DF dá para melhor atender a população.

"Esse período de abertura será para avaliar o fluxo e melhorar processos. O objetivo principal é não deixarmos que a população confunda a emergência com o serviço que já é prestando pelo centro de Saúde e pelas equipes do programa Estratégia em Saúde da Família", afirmou.

O serviço de emergência funcionará independente do serviço que já é oferecido no Centro de Saúde nº 04. Portanto, a população continuará sendo assistida pelos programas de Saúde que oferecem a investigação, tratamento e causa do problema.

"O paciente precisa continuar buscando a unidade de Saúde e sua equipe do Saúde da Família para acompanhá-lo. O serviço de emergência não oferece esse acompanhamento, apenas trata um mal pontual. Às vezes, o paciente chega com uma dor de cabeça e o médico faz a conduta específica para essa queixa. Ele fica bem e vai embora e não descobre que é hipertenso, por exemplo. A dor de cabeça volta e ele vai à emergência novamente e isso vira um ciclo vicioso, podendo chegar a uma fatalidade", exemplificou Menezes.

A população contará com atendimentos básicos, que serão avaliados pelo acolhimento e classificação de risco. Os casos mais sérios serão encaminhados para os hospitais de referência. Os médicos (10) são da especialidade médico de Família e poderão realizar atendimentos gerais. A unidade já está equipada com os insumos necessários para o serviço, que terá, entre outros equipamentos, ventilador mecânico, bolsa de ventilação mecânica, oxímetro de pulso, desfibrilador e monitores multiparamétricos.

(T.V*)
da Secretaria de Saúde

Nenhum comentário: