28 de mar. de 2014

DF terá reforço de 1.702 PMs

PMDF terá reforço de 1.702 novos policiais até o fim do ano
Parte desse efetivo já participa de treinamento para trabalhar nas ruas
BRASÍLIA – A Policia Militar do Distrito Federal (PMDF) ganhará até o fim deste ano o reforço de 1.702 novos policiais. Desse total, 830 são do cadastro reserva do concurso de 2012 e já tiveram a convocação autorizada pela Secretaria de Administração Pública. A convocação desse grupo está prevista para agosto.
 Além deles, 872 novos policiais aprovados no concurso de 2012 já estão participando do Curso de Formação de Praças (CFP). A turma concluirá o primeiro módulo em maio, antes da Copa do Mundo. Após essa fase, eles estarão aptos a exercer as atividades, com supervisão de PMs mais experientes.

"A Polícia Militar é ostensiva, de prevenção aos crimes. Sendo assim, quanto maior o número de policiais presentes nas ruas, tanto no patrulhamento a pé quanto no motorizado, maior a sensação de segurança da população, e mais inibidos ficam os criminosos", afirmou o chefe do Departamento de Gestão de Pessoal da PMDF, coronel Adilson Evangelista.

Os novos policiais se somarão ao efetivo de 15 mil homens, e a expectativa é formar novas turmas ainda este ano. De acordo com o comandante da Escola de Formações de Praças (EsFP), tenente-coronel Stefano Enes Lobão, o concurso de 2012 autorizava convocação de 964 aprovados, mas 92 não assumiram o cargo ou foram eliminados por estarem com a idade avançada.

"Por isso, já fizemos um novo edital (de convocação) para receber outros no lugar dos faltosos e, dessa forma, completar todos os 964", explicou o coronel Evangelista.

CONVOCADOS
Além desse reforço no efetivo, mais 36 pessoas foram chamadas, por concurso público, a ocupar cargos na área de Saúde, dentro da polícia, com a expectativa de mais cinco serem convocados ao longo deste mês. A PM também planeja abrir um novo concurso público para 50 oficiais, ainda este ano.

CURSO
Antigamente, os aprovados no concurso público da PM participavam do Curso de Formação de Soldados, e depois, quando fossem promovidos a cabo e a 3º sargento, precisavam participar de outros cursos.

Com a ampliação da carga horária, o Curso de Formação de Praças já capacita os participantes a assumirem as três graduações. Eles se formam como soldados e, com o tempo exigido, são promovidos a cabo e depois a 3º sargento, sem a necessidade de um novo curso preparatório.

No conteúdo do 1º módulo estão: Noção de Direito Administrativo e Penal; Policiamento Comunitário; Abordagem Policial; Policiamento Ostensivo; Comunicação Policial; Preparamento Físico; Noção de Primeiros-Socorros; Armamento Não Letal; e Iniciação em Armamento Letal.

da Agência Brasília
(L.C/C.L*)

Nenhum comentário: