24 de mar. de 2014

O Gama se consolida com atividades culturais

Junior Johns apresentou-se no Cantinho da Cultura
O Gama vem se consolidando, cada dia mais, com as diversas atividades culturais que são realizadas toda semana. Os eventos vão desde apresentação de músicos na Feira à "ocupação" da praça do Cine Itapuã pela Vila dos Artesãos.

De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

Com uma população de 160.000 habitantes, aproximadamente, o Gama vem se consolidando cada vez mais na realização de atividades culturais, estimulando a população a ficar na cidade e não ir à outros locais com maior oferta de eventos culturais, como Taguatinga e Plano Piloto.

A excelente qualidade dos músicos é um fator determinante para que a população prestigie a chamada "prata da casa". Jairo Mendonça, Cleysson Batah e Jenis Cleiber Bragança encabeçam o time de músicos que alegram as tardes de domingo no Cantinho da Cultura, na Feira Permanente ou em espaços como o recém inaugurado Nuclearte, na quadra 22 do Setor Leste.

O sucesso desses rapazes fica evidenciado pelos inúmeros convites que recebem para animar aniversários e outras datas, feitos principalmente por empresários, como aconteceu neste domingo (23). Uma só pessoa contratou Jairo Mendonça, Jenis Cleiber Bragança, o Roqueiro Josafá e o guitarrista Zico, para comemorar seu aniversário, no restaurante Harem, no Setor de Indústria.

Profª Marilúcia Novais e seus amigos sempre prestigiam
o Cantinho da Cultura
A tradicional tarde do Rock, que acontece todo domingo na Bar do Nonato, na Feira Permanente, não teve sua edição realizada no domingo, visto que Josafá e Zico, que são os protagonistas da banda que se apresenta no bar, estavam tocando ao lado de Jairo e Jenis.

A feira só não ficou sem atração musical porque o jovem músico Junior Johns estava agendado para se apresentar no Cantinho da Cultura, na tarde de ontem, para a alegria de dezenas de frequentadores assíduos do local, como a professora Marilúcia Cardoso de Novais que, sempre que é possível, prestigia os eventos que são realizados na Feira Permanente do Gama.

Júnior agradou a todos com sua voz melodiosa e afinada, além de um repertório elegante e popular. Lamentavelmente sua apresentação teve que ser interrompida graças a uma tempestade inesperada que, além de pegar todos de surpresa, deixou o local quase debaixo D'água.
Segundo o serviço de meteorologia, a quantidade de chuva que caiu em duas horas, equivale-se a mesma quantidade de três dias.

Mas um fato está por colocar um ponto final nesse espaço, o Cantinho da Cultura, que já se consolidou como ponto de encontro de professores, artistas e ativistas culturais, além de já ser considerado "patrimônio afetivo" do público e dos que militam na vida cultural da cidade.

Eu e a jornalista Larissa Mantovan.
À partir de Junho deste ano o local será transformado em açougue, isso mesmo, em açougue. Apesar do ponto comercial ser uma concessão do governo, o local foi vendido para um micro empresário que pretende transferir o seu negócio, do interior da feira, para o local. O que é lamentável, pois a feira está passando por melhorias importantes, como o piso granitado recém colocado, o que torna o local mais agradável para os amantes da boa música.

Queremos aqui, de público, pedir que a Administração do Gama se pronuncie sobre o fato e esclareça a população como uma concessão pública pode ser vendida como um bem particular. Tenho convicção que as autoridades locais desconhecem essa negociação, mesmo porque, o atual administrador,  Adauto Rodrigues, é uma pessoa que sempre zelou pela transparência na coisa pública e é, reconhecidamente, um homem público idôneo.
Fica aqui o nosso registro e esperamos que a Administração local se pronuncie e encontre uma forma de remediar esse fato que, se for concluído, será uma grande perda para a população do Gama.

A internauta Sônia Tavares publicou, em uma rede social, uma síntese do que representa o Cantinho da Cultura para todos nós:
"Os eventos culturais tem revelado talentos da cidade e atraído a população para o espaço da Feira Permanente, transformando o local também, em ponto de encontro da sociedade gamense."

Sônia Tavares
Confira algumas fotos abaixo, para conferir todas as 103 fotos clique AQUI



Malu, Bruno e Lairque
Clique para ampliar

O temporal interrompeu a apresentação
de Junior Johns
Clique para ampliar

La belle dimanche après-midi
Clique para ampliar
Clique para ampliar






Clique para ampliar
Clique para ampliar


O roqueiro Josafá Santos
Clique para ampliar
Jairo Mendonça
Clique para ampliar


Zico
Clique para ampliar
Jenis
Clique para ampliar


Nenhum comentário: