Quem não aprecia uma boa música? Aparentemente, algumas pessoas simplesmente não suportam a música, de acordo com pesquisadores. Embora essas pessoas possam ser capazes de sentir prazer de outras formas – como através de alimentos, dinheiro, filmes, etc. -, elas não gostam de música.
Os cientistas sabem há muito tempo sobre ‘amusia’, uma alteração específica na percepção de música que pode ser inata ou adquirida – por exemplo, como resultado de danos cerebrais. Este comprometimento pode impedir que as pessoas processem a música da mesma maneira que a maioria dos seres humanos. Entretanto, alguns participantes de um novo estudo não possuíam amusia, e ainda assim eram indiferentes à música.
gostavam de outras espécies de prazeres”, disse o autor do estudo, Josep Marco-Pallarés, da Universidade de Barcelona. Os autores do estudo chamam esta condição de ‘anedonia musical específica’, uma incapacidade de sentir prazer com a música.
No estudo, a equipe de pesquisa analisou 30 pessoas divididas uniformemente em três grupos. Os participantes foram convidados a realizar uma tarefa que consistia em avaliar o nível de prazer sentido em cada música escutada. Enquanto outro grupo realizava uma atividade relacionada com dinheiro, onde respondiam perguntas a fim de ganhar alguns centavos. Ambas as tarefas normalmente induzem algum tipo de reação emocional no cérebro de qualquer indivíduo.
Para avaliar as respostas emocionais dos participantes em relação às tarefas, os pesquisadores analisaram a frequência cardíaca e condutância da pele (uma medida de quão bem a pele conduz eletricidade). Quando a pessoa está passando por emoções fortes, ela tende a suar mais, o que aumenta a sua condutância da pele.
Acontece que alguns dos participantes eram emocionalmente alheios à música que ouviam, mas reagiram bem à tarefa relacionada ao ganho monetário. Curiosamente, eles ainda sabiam dizer qual tipo de emoção a música tentava transmitir.
Os pesquisadores não possuem certeza do motivo pelo qual alguns participantes eram indiferentes à música. “Nós sabemos que estas pessoas podem adquirir prazer de outras formas. Provavelmente, este sistema está ligado a outras áreas funcionais no cérebro, e isso pode explicar por que eles apreciam outras atividades prazerosas, mas não a música”, conclui Marco-Pallarés, acrescentando que mais investigações serão feitas a fim de explicar estes achados.
fonte http://misteriosdomundo.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário