8 de mar. de 2014

Rússia celebra o Dia Internacional da Mulher

Em Vladivostok, no Extremo Oriente russo,
a venda de flores para o Dia da Mulher
Rússia celebra o Dia Internacional da Mulher
Ao lado do romantismo, também a luta pelos direitos
Desde a sexta-feira, 7, as ruas das cidades russas se veem coloridas por buquês de flores carregados por homens que querem homenagear suas mulheres, mães ou namoradas. Isto porque em 8 de março a Rússia celebra o Dia Internacional da Mulher, comemorado no país pela primeira vez em 1913, e oficialmente adotado pela ONU, em 1977, como o Dia Internacional da Luta pelos Direitos das Mulheres e pela Paz Internacional.
Historicamente, a data remonta ao ano de 1857, quando operárias de uma tecelagem em Nova York, em greve, foram trancadas dentro da fábrica e morreram queimadas num incêndio criminoso.

No entanto, na Rússia, este dia também remete às manifestações de 1917, meses antes da Revolução, quando as mulheres russas saíram às ruas para reivindicar melhores condições de vida e de trabalho e para protestar contra a entrada da Rússia na Primeira Guerra Mundial.

Já a ideia de celebrar um Dia da Mulher havia surgido ainda nos primeiros anos do século 20, nos Estados Unidos e na Europa, igualmente no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.

Muito popular nas décadas de 1910 e 1920, a data caiu no esquecimento e só foi recuperada pelo movimento feminista, já nos anos 60, sendo, afinal, adotada pelas Nações Unidas.

Na antiga União Soviética, durante o período stalinista, o Dia Internacional da Mulher chegou a tornar-se um elemento de propaganda partidária, mas com o tempo foi perdendo o seu status político até adquirir seus aspectos mais atuais. Hoje, na Rússia, a data é celebrada com muitas festividades e o oferecimento de flores, principalmente rosas vermelhas, as flores-símbolo do Dia da Mulher.

fonte http://www.diariodarussia.com.br/

Nenhum comentário: