2 de abr. de 2014

Expresso DF é inaugurado no Gama

Expresso DF - Melhor transporte para o DF
O Governador do DF,  Agnelo Queiroz (PT), juntamente com diversas autoridades e a população do Gama, inaugurou o Expresso DF, com o Veículo Leve Sobre Pneus - VLP - na manhã desta quarta (02/04/2014).
Cada veículo pode transportar até 140 passageiros por corredor exclusivo. 

Do Gama
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

A população do Gama começa a ser contemplada com um transporte público de qualidade. O Expresso DF, com o Veículo Leve sobre Pneus, foi inaugurado na manhã desta quarta (2). Com uma participação popular muito grande o governador Agnelo Queiroz (PT) e o vice governador, Tadeu Filippelli (PMDB), fizeram a primeira viagem do Gama ao Plano Piloto no novo sistema de transporte que, promete, fazer o percurso em 40 minutos.
Messias de Souza, à direita, Administrador de Brasília,
foi uma das autoridades presentes.

Mesmo antes das obras do Expresso DF, o trecho de cerca de 35 Km, era feito em até uma hora e meia e se o passageiro precisasse pegar um outro ônibus na rodoviária, tinha que pagar outra passagem, fato que não mais ocorrerá por conta da implantação do sistema de integração entre linhas, ou seja, o passageiro pode pegar outro ônibus na rodoviária e não pagar mais por isso.

O que é o BRT/Sul
Bus Rapid Transit BRT ( "trânsito rápido de autocarros/ônibus") é um modelo de transporte coletivo de média capacidade que visa combinar faixas de circulação exclusivas, estações e ônibus de alta qualidade, para atingir o desempenho e qualidade de um sistema de metrô, com a simplicidade, flexibilidade e custo de um sistema de ônibus.
Presença da população confirma satisfação com o governo

Constitui-se de veículos articulados ou biarticulados que trafegam em canaletas específicas ou em vias elevadas. Várias cidades do mundo adotaram o BRT como um meio de transporte público mais barato de construir do que um sistema de metropolitano (metrô), com capacidade de transporte de passageiros similar à de um sistema de veículo leve sobre trilhos (VLT). 
O primeiro BRT foi implantado em 1979, na cidade de Curitiba.

A população do Gama contará com o conforto de bancos acolchoados, ar condicionado, e Wi-fi durante a viagem.
Tenho certeza que a população saberá reconhecer a coragem e vontade política, deste governo, no enfrentamento com a máfia dos transportes que dominava o sistema de transporte Público do DF.

Sistema contempla portadores de necessidades especiais
Todos os veículos são equipados com câmeras de segurança e piso rebaixado, visando assegurar acessibilidade e conforto aos portadores de necessidades especiais, como os cadeirantes, por exemplo.
Outros aspectos importantíssimos são o sistema de frenagem e a suspensão regulável, que proporcionam mais conforto e segurança aos passageiros.

Outra novidade é a prestação de serviço, os motoristas receberam qualificação profissional para que possa ser prestado um serviço de qualidade à população, tanto na condução do veículo quanto nas relações interpessoais, ambos mais humanizados.

Parabéns ao Governador Agnelo Queiroz pela coragem política de extirpar de nossa cidade aqueles bandidos mafiosos, que maltrataram a população por cinquenta anos e parabéns à população do Gama que ganha um serviço de primeiro mundo.

Nenhum comentário: